terça-feira, 03 de dezembro de 2024
Redação Jornal Somos
O salário mínimo do próximo ano será de R$ 1.067, conforme previsto no projeto do Orçamento de 2021, enviado nesta segunda-feira (31) ao Congresso Nacional. O projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) enviado no mês de abril fixava um valor de R$ 1.075, porém a queda da inflação resultou na redução do reajuste. A quantia ainda pode ser revista na proposta de Orçamento da União a depender da evolução econômica.
O Ministério da Economia informou que a queda da inflação devido à retração da atividade econômica impactou o reajuste do salário mínimo. A pasta previa, em abril, que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) se encerraria em 3,19% neste ano. No projeto do Orçamento, a previsão foi revisada para 2,09%.
Em 2019 foi finalizada a validade do regramento de reajuste do mínimo que determinava a correção do INPC do ano anterior mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes. Atualmente, o salário básico é corrigido somente pelo INPC, considerando o princípio constitucional de preservação do poder de compra do mínimo.
Com informações da Agência Brasil
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Especialistas estimam que deve chover cerca de 240 milímetros na região