sexta-feira, 13 de novembro de 2026
Foto: Reprodução
O Ministério do Planejamento e Orçamento confirmou, nesta quarta-feira (10), que o salário mínimo será de R$ 1.621 em 2026, um reajuste de R$ 103 em relação ao valor atual, de R$ 1.518. O aumento passa a valer em janeiro, refletindo no pagamento recebido pelos trabalhadores em fevereiro.
A correção representa um reajuste total de 6,79%, conforme estimado anteriormente em reportagem do g1. A fórmula leva em conta dois fatores:
• A inflação medida pelo INPC em 12 meses até novembro;
• O crescimento real do PIB de dois anos antes.
No entanto, uma lei aprovada em dezembro do ano passado limitou o ganho real do salário mínimo ao teto de 2,5%, dentro das regras do novo arcabouço fiscal. Assim, para 2026, será considerada a inflação acumulada de 4,4% até novembro deste ano, somada ao ganho real máximo permitido de 2,5%.
Com isso, o governo assegura a reposição inflacionária e um aumento real dentro dos limites fiscais estabelecidos.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
12/11/2026
Novo diploma: por que cada vez mais profissionais voltam à faculdade
Cada vez mais profissionais buscam uma segunda graduação para mudar de área ou complementar a formação anterior. Especialistas atribuem o movimento à reconexão com antigos interesses e à maior facilidade de ingresso para quem já é diplomado.
12/11/2026
Câmara aprova projeto que torna hediondos maus-tratos a cães e gatos com morte
A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (11/11/2026) projeto que classifica como crime hediondo os maus-tratos qualificados contra cães e gatos que resultem na morte do animal. A proposta segue agora para análise do Senado.