quarta-feira, 24 de abril de 2024

Brasil

Saiba o que foi decidido no encontro de Bolsonaro e Trump

POR Jornal Somos | 20/03/2019
Saiba o que foi decidido no encontro de Bolsonaro e Trump

Uol

E

Em sua primeira viagem de caráter bilateral aos Estados Unidos, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o Brasil nunca esteve tão próximo dos EUA quanto em seu atual governo, e que os dois países tem muito a oferecer mutuamente.

 

Os acordos entre o presidente Donald Trump e Bolsonaro são o aluguel da base de Alcântara, que ainda depende de aprovação do Congresso Nacional, a isenção de vistos para turistas norte americanos, o apoio na luta contra o Governo de Nicolás Maduro, e em troca o Brasil recebe apoio de Trump para integrar a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e para receber o status de aliado preferencial fora da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

 

Entretanto, em troca da entrada do país na OCDE, o presidente Jair Bolsonaro concordou em abrir mão de vantagens para negociar acordos comerciais com países ricos na Organização Mundial do Comércio (OMC), uma exigência do presidente dos EUA. O Brasil recebia “vantagens” por ser classificado como país em desenvolvimento.

 

Um tema ainda em aberto é a cooperação a Casa Branca em relação à crise na Venezuela. O Brasil declarou que não quer intervenção militar, mas pede que o Exército venezuelano apoie Juan Guaidó na derrubada do Governo de Maduro. Nesta terça, ao lado de Trump, Bolsonaro evitou descartar um apoio à uma ação bélica, opção que é rechaçada pela ala militar do Governo.

 

O assunto de seu maior interesse na conversa com Bolsonaro, a Venezuela, foi tratada de maneira genérica. Trump reiterou sua atual posição: a de que todas as opções estão sobre a mesa.

 

As opiniões sobre as negociações estão divididas. Felipe Loureiro, professor do Instituto de Relações Internacionais da USP, lembra que ainda é cedo para celebrar o lado econômico dos acordos, mas destaca que muitas medidas foram positivas.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: