sábado, 18 de janeiro de 2025

Brasil

Saiba mais sobre os Jogos Pan-Americanos 2019

POR Jornal Somos | 26/07/2019
Saiba mais sobre os Jogos Pan-Americanos 2019

Redação Jornal Somos

A

A cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos 2019 acontece nesta sexta-feira, (26), a partir das 20h30 (horário de Brasília), no estádio Nacional de Lima, no Peru. O evento será exibido ao vivo pelos canais SporTV e Record News (TV fechada). Detentora dos direitos de transmissão em TV aberta, a Record mostrará um pouco da festa às 00h30.

 

Delegações de 41 países participarão da cerimônia, que terá o cantor porto-riquenho Luis Fonsi, autor do hit Despacito, como uma das atrações musicais. A edição peruana do Pan vai reunir 6.680 atletas em 61 modalidades, 22 delas classificatórias para a Olimpíada de Tóquio, no ano que vem. A delegação brasileira conta com 486 atletas, que, mesmo antes da abertura, já começaram a competir em Lima. As disputas de quadra foram iniciadas na quarta-feira, com vitórias do Brasil nas duplas de vôlei de praia e no handebol feminino.

 

O Brasil participou de todas as quinze edições dos Jogos Pan-Americanos e sediou, em 2007, a competição pela segunda vez, desta vez no Rio de Janeiro. A primeira vez foi em 1963, na cidade de São Paulo. Desde os Jogos de Guadalajara, em 2011, o país passou a ocupar a quarta colocação no quadro geral de medalhas (superando exatamente a nossa arquirrival esportiva histórica, a Argentina, que ocupava essa posição até os Jogos de 2007). O Brasil compete com o código de país do COI BRA.

 

 

Confira algumas curiosidades dos jogos pan-americanos:

 

Você sabia que existia um rodízio entre os subcontinentes da América para realizar os Jogos Pan-Americanos? Desde 1975 existe o rodízio entre as regiões do continente. A América do Norte sediou os Jogos Pan-Americanos de 1975, na Cidade do México. Os jogos seguintes foram disputados em San Juan, capital de Porto Rico, em 1979 e em 1983 Caracas, capital da Venezuela, foi a sede dos jogos.

 

A sequência (Norte, Central e Sul) se repetia desde então. Depois do Pan do Rio de Janeiro os Jogos foram em 2011 sediados em Guadalajara, no México. Em 2015 a América Central sediaria, mas o rodízio acabou e os Jogos foram disputados novamente na América do Norte, desta vez em Toronto, Canadá. As outras duas candidatas a sediar o Pan de 2015 eram cidades da América do Sul: Lima, no Peru e Bogotá, na Colômbia.

 

Após o Pan de 2011 apenas Aruba e as Ilhas Virgens Britânicas não ganharam nenhuma medalha nos Jogos Pan-Americanos. Em 2011, São Cristóvão e Neves que até então também não tinha nenhuma medalha em Pan-Americanos conquistou duas medalhas de prata. No Pan de 2011 as Ilhas Cayman conseguiram sua primeira medalha de ouro.

 

Na primeira edição apenas 21 países estiveram presentes. Os primeiros Jogos Pan-Americanos seriam realizados durante a Segunda Guerra Mundial na capital argentina. Com a entrada do continente na Guerra, após o ataque japonês a Pearl Harbor, o sonho dos Jogos continentais foram adiados para 1951.

 

Os EUA foram superados no quadro de medalhas apenas em 1951. A anfitriã Argentina conquistou 68 medalhas de ouro (150 no total), os EUA ficaram em segundo com 44 medalhas de ouro (95 no total).

 

Cidades brasileiras em que a tocha pan-americana passou: Americana (SP), Angra dos Reis (RJ), Aracaju (SE), Balneário Camboriú (SC), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Blumenau (SC), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Búzios (RJ), Cabo Frio (RJ), Campinas (SP), Campinho da Independência (antigo quilombo), Campo Grande (MS), Campo Novo de Parecis (comunidade indígena), Canindé de São Francisco (SE), Cidade de Goiás (GO), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Duque de Caxias (RJ), Fernando de Noronha (PE), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Foz do Iguaçu (PR), Goiânia (GO), Guarulhos (SP), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN), Niterói (RJ), Nova Iguaçu (RJ), Olinda (PE), Ouro Preto (MG), Palmas (TO), Paraty (RJ), Petrópolis (RJ), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio das Ostras (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Santo André (SP), Santos (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Caetano (SP), São Luis (MA), São Paulo (SP), Teresina (PI) e Vitória (ES).

 

O Brasil superou a marca de 100 medalhas em Jogos Pan-Americanos pela primeira vez em 1999, em Winnipeg, nos Estados Unidos. O Brasil conquistou 25 medalhas de ouro, 32 de prata e 44 de bronze, totalizando 101 medalhas. O ex-presidente da FIFA João Havelange estava presente na equipe brasileira de polo aquático na primeira edição dos Jogos Pan-Americanos.

 

O autor do tema do seriado Missão Impossível, o argentino Lalo Schifrin, compôs o tema de abertura dos Jogos Pan-Americanos de 1987, realizados em Indianápolis (EUA).

 

São Paulo não sediou o Pan de 1975 por causa da meningite. Um surto da doença na cidade impossibilitou a realização do segundo Pan-Americano no Brasil. Os Jogos Pan-Americanos de 1975 foram realizados na cidade do México.

 

Alguns números dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro de 2007: 34 esportes (28 olímpicos e seis não-olímpicos); 42 países; 5.500 atletas; 6.000 pontos de vendas de ingressos; 2,1 milhões de ingressos disponíveis; quatro categorias de ingresso (para todos os bolsos); 50 mil voluntários inscritos e 15 trabalharam no Pan 2007. Foram mais de 700 horas de cobertura ao vivo na TV; 29 instalações esportivas de competição, 15 de treinamento e 17 não-esportivas. Instalações: 98 lanchonetes, 3 choperias, quatro áreas VIP, 55 lojas oficiais, sendo duas lojas Pan-Americanas, uma “megastore” com mais de 500 produtos licenciados e uma loja virtual. Além de seis quiosques previstos em aeroportos.

 

Nos primeiros Jogos Pan-Americanos realizados no Brasil a chama pan-americana foi acesa na nova capital (Brasília) por índios Carajás. A tocha percorreu 1.256 quilômetros até acender a pira no estádio do Pacaembu, São Paulo. A honra foi concedia ao atleta José Telles da Conceição.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: