quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Brasil

Saiba como cuidar da saúde para amenizar os efeitos da fumaça

POR Ludmilla Menezes | 26/08/2024
Saiba como cuidar da saúde para amenizar os efeitos da fumaça

Imagem: arquivo pessoal/Antônia Martins

P

Por conta das nuvens de fumaça que cobrem todo o Brasil, a saúde da população pode ficar em risco, uma vez que elas carregam partículas dispersas na atmosfera que prejudicam a respiração. O Ministério da Saúde passou algumas orientações para que as pessoas se protejam e evitem, sempre que possível, ficarem expostas aos poluentes e à fumaça intensa causada pelo fogo.

 

Entre as recomendações estão o aumento da ingestão de água e de líquidos, como medida para manter as membranas respiratórias úmidas e, dessa forma, ficarem mais protegidas. O tempo de exposição ao ar livre deve ser reduzido, dando preferência a locais fechados com ventilação, seja de ar condicionado ou de purificadores. Para reduzir a entrada da poluição externa, durante os horários com elevadas concentrações de partículas, as portas e as janelas devem ser mantidas fechadas.

 

As atividades físicas devem ser evitadas entre o meio-dia e às 16h, quando as concentrações de ozônio são mais intensas. É recomendável ainda a utilização de máscaras do tipo cirúrgica, pano, lenços ou bandanas para diminuir a exposição às partículas grossas, especialmente para populações que residem próximas às áreas de focos de queimadas. As recomendações devem ser seguidas por toda a população e a atenção deve ser redobrada em crianças menores de 5 anos, idosos maiores de 60 anos e gestantes.

 

Ao sinal de sintomas respiratórios ou outras ocorrências, o Ministério de Saúde indica a busca imediata de atendimento médico. “Pessoas com problemas cardíacos, respiratórios, imunológicos, entre outros, devem buscar atendimento médico para atualizar seu plano de tratamento, manter medicamentos e itens prescritos pelo profissional médico disponíveis para o caso de crises agudas, buscar atendimento médico na ocorrência de sintomas de crises e avaliar a necessidade e segurança de sair temporariamente da área impactada pela sazonalidade das queimadas”, completou a pasta.

 

Com informações Agência Brasil

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: