sexta-feira, 29 de março de 2024

Brasil

Sabia que o passaporte mudou?

POR Jornal Somos | 02/07/2022
Sabia que o passaporte mudou?

Imagem: Reprodução/Divulgação

E

Esta semana dois dos principais documentos do nosso país receberam um visual novo. Os novos modelos de carteira nacional de identidade (CIN) e passaportes foram apresesntados em cerimônia foi realizada no palácio do planalto com a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL) que mostrou a primeira remessa que deverá estar disponível a partir do dia 4 de agosto e será emitida em um único modelo, independentemente do estado.

 

No antigo modelo um único cidadão poderia ter 27 números de RG, um em cada estado e no Distrito Federal. A nova carteira de identidade foi lançada em fevereiro.

 

A princípio os brasileiros que possuem CPF e residem nos seguintes estados: Acre, Pernambuco, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, e Rio Grande do Sul, poderão solicitar a CIN no Instituto de Identificação de sua unidade federativa, e aos demais estados a partir de março de 2023 estarão aptos a emitirem o novo modelo.

 

Com o novo documento será possível identificar pessoas com necessidades especiais, e a substituição será feita de forma gradual e gratuita, já a identidade que está em circulação continua válida até 2032.

 

Segundo a Secretaria-Geral da Presidência da República, a CIN terá duas versões, a física e a digital, a versão física será para aqueles que não possuem internet ou preferem a este modelo e a digital, já a digital ela será concedida pelo aplicativo Gov.Br, mas só será possível emitir a digital com a CIN física. A nova CIN vai contar com um QR Code para autenticidade do documento, e facilitar e saber se o documento foi furtado ou extraviado. “A partir dessas mudanças a CNI, será o documento mais seguro do Brasil e um dos mais seguros do mundo”, informou a pasta.

 

O passaporte também passou por atualizações, estéticas e de segurança, o novo passaporte homenageia todas as regiões do Brasil, por meios de ícones representativos. Na capa a novidade é a estilização da Bandeira Nacional em relevo seco timbrado na lateral direita da caderneta. Já nas páginas numeradas, houve um aumento do número das marcas d’ agua, passando de uma para treze ilustrações diferentes dos biomas e da cultura de cada região, como Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal e Pampas.

 

Foram adicionados fundos invisíveis fluorescentes, e na página de identificação, foi adicionada uma imagem fantasma do cidadão em preto e branco, além de uma imagem da foto formada por dados biométricos do portador.

 

 

E como foi explicado pelo ministro da justiça e segurança pública Anderson Torres, o novo modelo foi atualizado e inserido mais itens de segurança. E tudo isso foi em parceria com a Casa da Moeda, Polícia Federal e Ministério de Relações Exteriores, levando em consideração o que há de mais moderno no mundo em tecnologia antifraude.

 

A recomendação segundo ICAO (International Civil Aviation Organization), é que o passaporte seja trocado a cada 10 anos. Os itens de segurança brasileiros são os mesmos desde 2006. A ICAO é uma instituição das nações unidas responsável por padronizar documentos de viagem.

 

O novo modelo será emitido a partir de setembro de 2022, mês em que comemora o bicentenário da independência do Brasil. Continua normalmente o serviço de emissão com o antigo modelo, e o prazo de validade do passaporte é de 10 anos

 

(Fonte: Correio Brasiliense)

 

ESSA MATÉRIA FOI PRODUZIDA VOLUNTARIAMENTE PELO ACADÊMICO HENRIQUE ESTEVES E EDITADA PELA JORNALISTA CAMILLA PAES

 
Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: