quarta-feira, 24 de abril de 2024

Ricardo Salles e presidente do Ibama são alvos da PF em operação que investiga exportação ilegal de madeira

POR Ana Carolina Morais | 19/05/2021
Ricardo Salles e presidente do Ibama são alvos da PF em operação que investiga exportação ilegal de madeira

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil Local: Brasília-DF

O

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o presidente do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Eduardo Bim, estão sendo alvos, hoje, nessa quarta-feira (19), de uma operação da Polícia Federal (PF) que investiga a exportação ilegal de madeira para aos Estados Unidos e para a Europa.

 

 

A autorização para a operação foi concedida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), pelo ministro Alexandre de Moraes, que permitiu, também, a quebra dos sigilos bancário e fiscal do ministro, bem como o afastamento preventivo do presidente do Ibama e de outros nove agentes públicos de seus cargos no órgão.

 

 

Até o momento, a imprensa não conseguiu contato com as defesas dos investigados, nem posicionamento dos órgãos ambientais. Ricardo Salles chegou a superintendência da Polícia Federal, em Brasília, aproximadamente às 8h.

 

 

Além destas determinações efetuadas por Alexandre de Moraes, ainda houve o estabelecimento da suspensão imediata da aplicação de um despacho que foi emitido no mês de fevereiro de 2020, onde se permitiu a exportação de produtos florestais sem precisar emitir as autorizações de exportação.

 

 

"Estima-se que o referido despacho, elaborado a pedido de empresas que tiveram cargas não licenciadas apreendidas nos EUA e Europa, resultou na regularização de mais de 8 mil cargas de madeira exportadas ilegalmente entre os anos de 2019 e 2020", afirmou a PF.

 

 

No total, são 160 policiais federais em ação cumprindo 35 mandados no Distrito Federal, no Pará e em São Paulo, incluindo endereços residenciais do ministro no estado paulista, em seu imóvel funcional na capital federal e, ainda, em seu gabinete da pasta do Meio Ambiente no estado do Pará.

 

 

(Com informações do G1)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: