segunda-feira, 21 de abril de 2025
Foto: Reprodução
O governo federal lançou nesta quinta-feira (17) o Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos, apelidado de "Sinpatinhas", que promete revolucionar a forma como tutores registram seus pets. Conhecido popularmente como “RG Animal”, o documento será gratuito, digital e emitido diretamente pela internet.
Cada pet cadastrado recebe um número de identificação único e intransferível, que o acompanhará por toda a vida. O sistema permite que tutores emitam uma carteirinha em PDF, com direito a QR Code, que pode ser plastificada e colocada na coleira do animal, facilitando sua identificação em caso de perda.
Quem pode usar?
O Sinpatinhas é aberto não só a tutores individuais, mas também a ONGs, empresas e cuidadores de animais comunitários, como aqueles assistidos por vizinhanças ou comércios locais. Além dos dados pessoais do responsável, o sistema permite registrar:
Benefícios do cadastro
Com o pet registrado, o tutor poderá:
Como fazer o RG Animal?
O RG Animal marca um passo importante na valorização dos animais de estimação e promete mais segurança e organização para tutores em todo o país.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Nutricionista e psicólogo explicam a importância de uma dieta equilibrada
Jogo da semifinal será neste sábado (19) às 15 horas
Boas práticas e bons profissionais são essenciais para a proteção do alimento e do consumidor