quinta-feira, 28 de março de 2024

Brasil

Reunião que decidiria sobre autotestes de Covid é remarcada para a segunda (24)

POR Ana Carolina Morais | 21/01/2022
Reunião que decidiria sobre autotestes de Covid é remarcada para a segunda (24)

Divulgação / Agência Nacional de Saúde Suplementar

A

A reunião técnica que estava marcada para esta sexta-feira (21) entre o Ministério da Saúde (MS) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a respeito da liberação da venda e uso de autotestes de Covid-19 no Brasil foi remarcada para a próxima segunda-feira (24).

 

 

Segundo a Anvisa, o adiamento ocorreu a pedido da pasta da Saúde. A análise do uso dos autotestes está suspensa para o envio de dados complementares. A reunião será feita justamente para debater a liberação desta medida, com a apresentação de mais detalhes.

 

 

O Ministério da Saúde deseja a liberação do autoteste para utilizá-lo como “estratégia de triagem”. Segundo a pasta, o objetivo seria o diagnóstico da Covid-19 por meio do teste rápido de antígeno (TR-AG) para pessoas sintomáticas e assintomáticas com foco na monitorização da situação epidemiológica e direcionar os esforços na contenção da pandemia no território nacional”.

 

 

Em comunicado, o MS ainda explicou que se liberados os autotestes, as pessoas que optarem por utilizá-lo deverão sempre buscar atendimento médico em caso de resultado positivo. “O indivíduo deve seguir todas as instruções do fabricante para realização do teste e atender à orientação de que, a partir do resultado obtido na autotestagem, procure uma unidade de atendimento de saúde (ou teleatendimento) para que um profissional da saúde, mediante as estratégias já postas pelo Ministério da Saúde, realize a confirmação do diagnóstico e notificação, e para receber as orientações pertinentes de vigilância e assistência em saúde”.

 

 

(Com informações do Metrópoles e da CNN Brasil)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: