sexta-feira, 19 de abril de 2024

Retomada dos testes da vacina de Oxford contra a Covid-19 no Brasil é aprovada pela Anvisa

POR Ana Carolina Morais | 13/09/2020
Retomada dos testes da vacina de Oxford contra a Covid-19 no Brasil é aprovada pela Anvisa

Reprodução / Arquivo / Todo Dia Imagem

A

A retomada dos testes no Brasil da vacina contra a Covid-19 da Universidade de Oxford e da farmacêutica AstraZeneca foi aprovada, neste sábado (12), pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A decisão foi tomada após a agência receber as informações oficiais das responsáveis pela imunização, que anunciou, também ontem (12), a retomada das testagens no Reino Unido, seis dias depois da paralisação do estudo por reações adversas sentidas por um voluntário.

 

 

“Após avaliar os dados do evento adverso, sua causalidade e o conjunto de dados de segurança gerados no estudo, a Anvisa concluiu que a relação benefício/risco se mantém favorável e, por isso, o estudo poderá ser retomado”, afirmou a Anvisa.

 

 

A agência reguladora ainda informou, no comunicado, que “continuará acompanhando todos os eventos adversos observados durante o estudo e, caso seja identificada qualquer situação grave com voluntários brasileiros, irá tomar as medidas cabíveis para garantir a segurança dos participantes”.

 

 

O Ministério da Saúde (MS) também se manifestou, por meio de nota, quanto a retomada dos testes “em todos os países participantes”, sem confirmar a data informada pelo laboratório e ressaltando que sua prioridade é a segurança de todos.

 

 

“Cabe destacar que a prioridade da Pasta é a segurança de todos os voluntários envolvidos nos testes, que tem como base o padrão internacional de Boas Práticas Clínicas – seguido com rigor pelo Brasil (...) O Ministério da Saúde reitera ainda que além da vacina da AstraZeneca também acompanha mais de 200 estudos em andamento. O objetivo é encontrar uma solução efetiva e segura para a cura e prevenção da Covid-19. Não serão economizados esforços para disponibilizar aos brasileiros, tão cedo quanto possível, uma vacina eficiente – em quantidade e qualidade para atender a população”, informou o MS.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: