quarta-feira, 24 de abril de 2024

Brasil

Resultado do Enem é divulgado com atraso após antecipação para quarta (9)

POR Ana Carolina Morais | 10/02/2022
Resultado do Enem é divulgado com atraso após antecipação para quarta (9)

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O

O resultado do Enem 2021 (Exame Nacional do Ensino Médio 2021), que só seria divulgado na sexta-feira (11), foi antecipado para esta quarta-feira (9), mas só foi disponibilizado com mais de 3 horas de atraso, ainda existindo relatos de instabilidade na Página do Participante, que é o portal que dá acesso às notas.

 

 

Diversos alunos foram para as redes sociais questionarem e reclamarem da instabilidade do site, o que gerou debates acalorados, mas também vários memes. “Eu acho um absurdo o pouco caso que o MEC [Ministério da Educação] faz com a gente. Eles deveriam entender que todo esse cenário de incerteza faz muito mal pra nós, estudantes, que já estamos submetidos a extrema pressão e ansiedade enquanto esperamos uma nota que vai definir o nosso futuro”, desabafou a estudante Ana Paula.

 

 

Um comunicado foi divulgado às 21h50, durante o atraso das notas, pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), informando que as notas estavam prontas e que o carregamento da base estava sendo finalizado. “Os resultados individuais (notas) dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 já foram calculados e estão prontos para divulgação. Neste momento, está sendo finalizado o carregamento da base, que contempla mais de 17 milhões de dados. Todos os resultados individuais estarão disponíveis na Página do Participante nas próximas horas. A divulgação do resultado do Enem 2021 foi antecipada em dois dias da previsão inicial, de forma inédita, reforçando os princípios de inovação e transparência alçados nessa gestão”.

 

 

Sisu

 

Com as notas em mãos, o próximo passo para quem fez a prova do Enem é se inscrever no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que seleciona estudantes para vagas em cursos de ensino superior de instituições públicas. As inscrições para o programa serão abertas no dia 15 de fevereiro, na próxima semana.

 

 

Para concorrer à uma vaga desse processo seletivo do primeiro semestre é preciso que o aluno tenha feito o Enem 2021 e tirado uma nota superior a zero na redação. Já para ser selecionado, o candidato deverá atingir uma pontuação dentro da nota de corte do curso em que ele está concorrendo, ou seja, ele precisa ter uma nota igual ou maior a nota mínima exigida para o curso.

 

 

Prouni

 

É possível, também, utilizar a nota adquirida no Enem para concorrer às bolsas integrais e parciais em faculdades particulares, por meio do Prouni (Programa Universidade para Todos). Os alunos que podem tentar essa modalidade são aqueles que estudaram em rede pública nos três anos do Ensino Médio ou que cursaram o Ensino Médio com bolsa integral em colégios privados. Além disso, também é preciso que o concorrente possua uma renda familiar per capita de até 3 salários mínimos (R$ 3,636 mil).

 

 

Fies

 

O governo federal ainda oportuniza um programa de financiamento para aqueles que prestaram o Enem, que é o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Nessa modalidade, as mensalidades dos estudantes em universidades e faculdades privadas são arcadas pelo governo, e em troca, o aluno se compromete a quitar esse valor após a formatura.

 

 

O crédito, que pode cobrir de 50% a 100% da mensalidade, pode ser conquistado por aqueles que participaram de qualquer edição do Enem desde 2010, que tenham atingido uma média mínima de 450 pontos nas cinco áreas da prova e nota superior a zero na redação, bem como possuir uma renda familiar mensal per capita de até 3 salários mínimos (R$ 3.636).

 

 

(Com informações do G1)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: