segunda-feira, 02 de novembro de 2026
A diretora-executiva da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Luciana Nunes Freire, afirmou nesta quarta-feira (1º), durante debate no Senado sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que altera a escala 6×1, que a mudança pode impactar o funcionamento de estabelecimentos como salões de beleza, supermercados e farmácias.
Ao defender sua posição contrária à proposta, Luciana disse que o fim da escala, com a redução da jornada semanal, poderia fazer com que salões de beleza deixassem de atender aos sábados.
“Eu trabalho 5×2 e, aos sábados, qualquer mulher que está nesse plenário, que está no centro urbano ou está em uma comunidade, vai ao salão de cabeleireiro. E vai estar fechado aos sábados para nos atender?”, afirmou.
A representante da Fiesp também argumentou que supermercados e farmácias poderiam deixar de funcionar aos domingos, o que, segundo ela, dificultaria a rotina de muitas famílias.
“Qualquer mulher que é arrimo de família ou, como eu, que sustenta mãe e filha, aos domingos eu abasteço o supermercado, eu busco comida para a minha família, eu compro remédio para a minha mãe. Vai estar tudo fechado aos domingos para mim? É certo os serviços essenciais fecharem e prejudicar a população?”, questionou.
A proposta em discussão prevê a redução da jornada máxima de trabalho de 44 para 40 horas semanais e altera a atual escala 6×1. No entanto, o texto aprovado pela Câmara dos Deputados não determina o fechamento de estabelecimentos aos fins de semana nem proíbe o trabalho aos sábados ou domingos.
A PEC apenas estabelece que as duas folgas semanais obrigatórias sejam concedidas, preferencialmente, aos fins de semana, mantendo a possibilidade de escalas e revezamentos em setores que funcionam continuamente, conforme previsto na legislação trabalhista.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
02/11/2026
Flávio Bolsonaro participa de culto na Flórida em primeira aparição após deixar o Brasil
O senador Flávio Bolsonaro apareceu publicamente pela primeira vez desde que deixou o país, participando de um culto religioso na Flórida, Estados Unidos. A aparição ocorre em meio a repercussões sobre sua saída do Brasil.
02/11/2026
Estudante de 17 anos em Goiás alfabetiza 3,8 mil jovens e gera 900 títulos eleitorais
Dionísio Miguel Martins Lima, de 17 anos, criou o projeto Embaixadores da Democracia, que já alcançou 3.801 alunos de 16 escolas públicas e possibilitou a emissão de mais de 900 títulos de eleitor para adolescentes de 15 a 17 anos.
02/11/2026
TCU propõe alíquota de 11,3% para CBS em 2027; taxa pode superar a de países desenvolvidos
O Tribunal de Contas da União sugeriu que a alíquota da Contribuição sobre Bens e Serviços seja de 11,3% a partir de 2027, proposta que pode elevar a carga tributária total sobre o consumo acima da média dos países desenvolvidos.
02/11/2026
Cinco turistas franceses são resgatados pelo mar após se perderem em trilha em Ubatuba
Cinco turistas franceses que se perderam em uma trilha entre as praias do Félix e de Itamambuca, em Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros na noite deste domingo (1º). Ninguém ficou ferido.