quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou, nesta terça-feira (29), um relatório que revela que no Brasil, 34% dos estudantes de 15 anos já repetiram de série ao menos uma vez durante sua vida escolar. Este valor está acima da média, que foi de 11,9%, e é o 4º maior percentual entre os 79 países e territórios que foram analisados pelo estudo.
O estudo, chamado “Políticas Eficazes, Escolas de Sucesso”, é o quinto relatório elaborado pela OCDE a partir de dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês). Segundo o levantamento, os países com menores índices de repetência possuem resultados melhores em leitura, que é a área de conhecimento aprofundada no Pisa mais recente. O primeiro volume de dados desta avaliação demonstrou que o Brasil havia permanecido estagnado na leitura e caído na avaliação de matemática e ciências.
As nações e territórios com maiores índices de reprovação são Marrocos, em primeiro lugar (49,3%); Colômbia em segundo (40,8%) e Líbano em terceiro lugar (34,5%). Após o Brasil (34,1%), vem o Uruguai na quinta colocação (33,4%), seguido pela República Dominicana (32,5%), Luxemburgo (32,2%), Bélgica (30,8%), Macau, na China (30,1%) e Argentina (29,2%).
De outro lado, os locais que possuem menos reprovações entre estudantes são o Taipai, na China, e a Islândia, ambos com uma taxa de 0,9%, seguidos pela Sérvia e Belarus, cada um com 1,4%. O índice non Reino Unido é de 2,5%, no Canadá é de 5,4% e nos Estados Unidos é de 9,1%.
É indicado também, pelos dados, que alunos de baixa renda possuem três vezes mais chance de repetir de série pelo menos uma vez em sua vida, quando comparados aos estudantes de maior renda, mas com o mesmo desempenho no Pisa. Em território nacional, 51,8% dos que reprovaram o ano estavam nessa parcela mais pobre da população brasileira, sendo em grande parte (58,6%), estudantes de áreas rurais ou vilas.
Com informações do G1
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