quinta-feira, 18 de abril de 2024

Regras flexíveis para compras e contratos públicos são restabelecidas por Medida Provisória

POR Ana Carolina Morais | 06/05/2021
Regras flexíveis para compras e contratos públicos são restabelecidas por Medida Provisória

Reprodução / Migalhas

A

As regras flexíveis às administrações públicas para compras de bens, contratações de serviços públicos e insumos voltados à pandemia de Covid-19 foram restabelecidas por meio de uma Medida Provisória (MP) assinada pelo presidente Jair Bolsonaro e publicada nessa semana no Diário Oficial da União (DOU). A vigência anterior desta medida havia finalizado na data de 31 de dezembro de 2020.

 

 

Segundo a MP, as administrações públicas no âmbito federal, estadual e municipal, referentes a todos os Poderes, estarão autorizadas, novamente, a dispensarem a licitação para aquisição de bens e serviços, bem como dispensar a licitação no pregão com prazos reduzidos pela metade, além de ainda ser possível efetuar o pagamento antecipado em compras e licitações públicas, entre outros regramentos que foram facilitados.

 

 

O Ministério da Economia emitiu uma nota informando que a iniciativa "pretende garantir que bens, serviços e insumos destinados ao enfrentamento da pandemia da covid-19 estejam disponíveis no local e hora certos, para manutenção das atividades indispensáveis ao atendimento das necessidades da população, de forma diligente e racionalizada, mediante a congregação de iniciativas".

 

 

O novo período de vigência da MP ainda será definido pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, mas apesar disso, a flexibilização dos regramentos já está em vigor, necessitando, agora, ser aprovada em até 120 dias pelo Congresso Nacional para manter sua validade.

 

 

(Com informações da Agência Brasil)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: