sexta-feira, 26 de abril de 2024

Brasil

Registro definitivo da vacina AstraZeneca/Oxford no Brasil foi aprovado pela Anvisa

POR Ana Carolina Morais | 12/03/2021
Registro definitivo da vacina AstraZeneca/Oxford no Brasil foi aprovado pela Anvisa

Reprodução / Poder 360

A

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta sexta-feira (12), o registro definitivo da vacina AstraZeneca/Oxford contra a Covid-19, com etapa de fabricação no Brasil. Foram concedidos dois registros diferentes, um para a farmacêutica AstraZeneca e outro para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para que as empresas possam acatar estratégias diferentes de comercialização e distribuição do produto.

 

 

O imunizante já possuía autorização para uso emergencial, assim como a CoronaVac. Este é o segundo registro definitivo concedido pela Anvisa. O primeiro ocorreu no dia 23 de fevereiro e foi para a vacina da Pfizer, que não tem acordo com o governo nem distribuição no Brasil. O pedido de registro definitivo da AstraZeneca/Oxford foi feito pela Fiocruz em 29 de janeiro.

 

 

"A vacina já vinha sendo utilizada pelo uso emergencial no Brasil, mas agora vai ser registrada aqui na agência com uma etapa de fabricação no Brasil. A gente acredita que [a aprovação] representa maior autonomia, maior acesso à vacina", afirmou Gustavo Mendes, o gerente Geral Medicamentos e Produtos Biológicos.

 

 

Agora, a vacina poderá ser disponibilizada e comercializada no território brasileiro, além de ser aplicada em outros grupos que não os prioritários. Segundo informado pela Anvisa, a concessão do registro definitivo confirma “a avaliação completa com dados mais robustos dos estudos de qualidade, eficácia e segurança, bem do plano de mitigação dos riscos e da adoção das medidas de monitoramento”.

 

 

(Com informações do G1)

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: