terça-feira, 16 de abril de 2024

Brasil

Registro de transportadores de cargas se torna 100% digital

POR Ana Carolina Morais | 18/08/2020
Registro de transportadores de cargas se torna 100% digital

Reprodução / Caminhões e Carretas

O

O Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) poderá ser feito, agora, de forma 100% digital. A medida, implementada nesta segunda-feira (17), pelo Ministério da Infraestrutura, por meio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e possui o objetivo de simplificar e desburocratizar o cadastro, além de melhorar a eficiência deste serviço no país.

 

 

Apesar de agora poder ser realizado em modo digital, o Ministério informou que o cadastro no formato presencial continuará válido para aqueles que desejarem. Mas, para isso, será necessário verificar quais os postos da ANTT estão abertos, devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19.

 

 

A implementação desta nova medida também possibilitará, aos transportadores, a realização no meio digital de cadastro, recadastro, gestão de toda a frota e o registro de arrendamento de veículos. Para utilizar esta modalidade basta se cadastrar no site da ANTT através da conta única de serviços digitais do governo federal.

 

 

Os veículos com irregularidades no RNTRC ficam impedidos de prestar serviços de transporte rodoviário de carga com cobrança de frete e contratação utilizando o Pagamento Eletrônico de Frete, bem como encontram obstáculos para adquirir seguros obrigatórios, sendo sujeitos a penalidades como advertências e até cancelamento do registro.

 

 

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: