quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Imagem: Fabio Rodrigues-Pozzebom
Neste Domingo (13), o Brasil contabilizou 2,3 mil focos de incêndios detectados, em menos de 48 horas. O registro foi feito pelo Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) que totaliza 226,6 mil registros em 2024. O número representa aumento de 76% na comparação com o mesmo período de 2023.
De acordo com os dados do Inpe, do total de focos detectados, 49,4% ocorreram na Amazônia. O Cerrado é o segundo bioma mais afetado em números absolutos, com 32,1%. O Pantanal, embora tenha registrado 6% do total de focos do país, foi o bioma que observou o maior crescimento de incêndios na comparação com 2023: um crescimento de 1.240%.
Áreas do Pantanal e da Amazônia estão com alerta de chuvas intensas, conforme boletim do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No entanto, até dezembro, o Instituto prevê predomínio de chuva abaixo da média histórica na maioria da Região Norte, com baixos níveis de umidade no solo em grande parte da região no mês de outubro. Na Amazônia, o estado do Pará registrou 466 focos de calor nas últimas 48 horas. Já o Mato Grosso contabilizou 189 focos.
De acordo com o governo federal, há 3.732 profissionais em campo atuando no enfrentamento aos incêndios florestais na Amazônia, Pantanal e Cerrado. Também foram disponibilizadas 28 aeronaves.
Com informações Agência Brasil
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.