quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
A dose de reforço contra a Covid-19 passou a ter o intervalo de 5 meses e foi liberada para as pessoas maiores de 18 anos de idade. O novo formato foi anunciado, nesta terça-feira (16), durante coletiva de imprensa, pelo Ministério da Saúde (MS).
Até então, o reforço possuía um espaçamento de 6 meses e só estava liberado para os maiores de 60 anos, para as pessoas imunossuprimidas e para os profissionais de saúde. Agora, irá vigorar o intervalo de 5 meses para todos com mais de 18 anos que já completaram o esquema vacinal com as duas doses.
“Graças às informações que temos dos estudos científicos, nós decidimos ampliar a dose de reforço para todos acima de 18 anos que tenham tomado a segunda dose há mais de cinco meses (...) Acima de cinco meses da segunda dose, independentemente da idade, já se pode buscar a sala de imunização”, afirmou Marcelo Queiroga, chefe da pasta da Saúde brasileira.
O Ministério informou que não irá divulgar um calendário específico para cada faixa etária, mas estabeleceu algumas orientações, como a de que as pessoas devem optar por tomar uma vacina diferente da que tenha recebido inicialmente no seu processo de imunização.
Além disso, a pasta da Saúde ainda soltou orientação a respeito da vacina da Janssen, que apesar de ser dose única, aqueles que foram imunizados com ela deverão, sim, tomar uma outra dose, só que do mesmo fabricante – ou seja, mais uma dose da Janssen – e com o intervalo de dois meses.
“Quem tomou a Janssen completará o esquema vacinal. Embora seja de dose única, compete a nós [Ministério da Saúde] as definições. A pessoa tomará duas doses, em um intervalo de dois meses. A Janssen chegou em junho/julho, então estamos no tempo esperado”, explicou a secretária extraordinária do ministério, Rosana Leite de Melo.
(Com informações do G1)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.