quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Brasil

RedDeadRedemption 2: O Ápice de uma geração

POR | 08/11/2018
RedDeadRedemption 2: O Ápice de uma geração

Redação Jornal Somos

J

Já faz oito anos desde o lançamento de RedDeadRedemption, um dos jogos que marcaram a geração passada de consoles.Durante esse período, RedDeadRedemption 2 estava sendo desenvolvido com muito zelo pela Rockstar Games, e ao chegar à data de lançamento de RedDeadRedemption 2 para Playstation 4 e Xbox One, podemos ver com clareza, como a Rockstar sempre estará liderando o ápice que as gerações de consoles podem nos oferecer.

 

O Ambicioso game da Rockstar se trata de um jogo de velho oeste de ação e aventura, em mundo aberto que pode ser jogado em terceira pessoa ou em primeira (assim como em GTA V, game aclamado da mesma desenvolvedora). Embora o nome do jogo implique uma sequência, na verdade, se trata de um prequel, ou seja, é a história antes dos acontecimentos de RedDeadRedemption lançado em 2010.

 

Em RedDeadRedemption 2 jogamos como Arthur Morgan, um fora-da-lei membro da gangue de Dutch Van Der Linde. Desesperados por uma terra sem jurisdição, a gangue de Dutchpartepara uma jornada incessante em busca de uma terra sem lei, aonde eles possam viver isolados de um mundo moderno que incentiva às leis e à criação de empresas privadas, aonde os fora-da-lei não tem vez.

 

Embora pareça simples, o enredo do game é muito bem feito, a todo momento nos deparamos com algo inesperado, que nos faz sentir a angustia, a necessidade, a alegria e todos os demais sentimentos que os personagens do game expressam tão bem. A gangue tem suas próprias convicções e ideais que todos nela compartilham, mas isso não significa que os integrantes não tenham suas próprias características e ideais. Os personagens têm suas próprias características que temos que lidar no decorrer da campanha, esta que por sua vez pode chegar a até 60 horas de duração, isso tirando todas as missões secundárias e afazeres que o jogador pode fazer nesse mundo rico e detalhado criado pela Rock star.

 

Sobre o gameplay, é sem dúvida, o mais realista já criado em um game. Tudo, completamente tudo, é pensado e feito da forma mais realista possível aprimorando tudo que foi feito no game anterior. Agora temos que nos preocupar com a sobrevivência básica do personagem, como saúde e fôlego existem também a barra do “olho da morte”, que é uma habilidade que já existia no primeiro game, mas que neste, sofre algumas mudanças muito bem vindas. As barras vão se esgotando com o tempo e com o uso, e para repô-las existem diversos itens no game que Arthur pode consumir, e cada item conta com seus diferentes efeitos.

 

A caça foi incrementada no jogo de uma maneira muito lógica, não fazendo o jogador caçar simplesmente por vontade, mas sim por necessidade, tudo no animal é aproveitado, tanto para Arthur servindo como alimento, como para vendas nas cidades e armadilheiros espalhados pelo mapa ou para a criação de upgrades para o inventário de Morgan. Os sentimentos no jogo, até mesmo na gameplay, é muito bem expressivo. É doloroso não acertar uma flecha em um ponto vital de um animal ou mesmo sofrer um acidente com nosso cavalo e vê-lo em agonia, nos forçando a sacrificá-lo.

 

Agora é possível nadar no game e não só Arthur, mas seu cavalo também, que é de suma importância durante a gameplay. A interação de Morgan com seu cavalo é extremamente bem feita, e os detalhes do animal foram estudados, os barulhos, os músculos, a pelagem, a movimentação, tudo para que nossa relação com o animal seja estreitada utilizando um sistema de vínculo de até 4 níveis. É possível limpa-lo quando está muito sujo, dar uma cenoura ou maçãs quando ele está fraco e afagá-lo quando está nervoso. Existem espalhados pelo mundo vários estábulos aonde podemos guardar até 4 cavalos principais e personalizá-los como crina, rabo e sela. Tudo com o máximo de detalhes possível.

 

No jogo podemos acampar e preparar Comidas de diferentes combinações, já que é possível pegar ervas e utilizá-las como diferentes tipos de tempero nas carnes de animais que caçamos, e isso é claro, reflete nos efeitos da comida quanto à saúde. A Aparência de Arthur também é importante, é possível escolher o corte de cabelo, fazer a barba( que cresse no decorrer do tempo in game)e comprar diferentes tipos de roupas. Quanto ao dinheiro no game, é sempre importante manter os suprimentos do acampamento, aonde estão os integrantes da gangue, em dia. Cara integrante doa uma parte de seus ganhos para a gangue, fazendo com que cada um contribua para com os suprimentos do acampamento.

 

RedDeadRedemption 2 é um espetáculo gráfico e detalhista, quando o pegamos pela primeira vez leva-se um tempo para se acostumar com tantas informações e detalhes, mas depois das primeiras horas é possível entender bem os comandos e então percebemos como foram tão bem desenvolvidos. O resultado de tantos detalhes é mais de 100 GB de instalação nos Consoles, o maior jogo dessa geração.

 

Todos os 8 anos de desenvolvimento do game foram traduzidos em uma obra de altíssima qualidade nos fazendo questionar qual seria o próximo passo, já que com RedDeadRedemption 2 temos a certeza de que todo o potencial dessa geração de consoles foi extraída. Não há dúvidas que RedDeadRedemption 2 é o melhor jogo lançado esse ano, e não seria de nenhum exagero, afirmar que é o melhor jogo de ação e aventura em mundo aberto de todos os tempos.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: