domingo, 13 de julho de 2025
Circula nas redes sociais a imagem de um suposto recibo emitido por um cabaré em Fortaleza (CE) que teria cobrado uma taxa extra de 50% a um cliente norte-americano, em protesto contra o tarifaço anunciado pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos brasileiros. O estabelecimento em questão seria o fictício "Thatys Drinks".
Apesar do sucesso nas redes, principalmente no X (antigo Twitter), o Mais Goiás apurou que não há indícios de que o local realmente exista ou que o recibo seja verdadeiro. Ainda assim, a publicação se espalhou rapidamente e ficou entre os assuntos mais comentados entre quinta (10) e sexta-feira (11).
Um internauta ironizou: “Olha aí, Lourão Trump. Começou a tal reciprocidade do regime tupiniquim”. Outro brincou com os erros no cálculo da suposta taxa de 50%, fazendo referência ao educador Paulo Freire.
A onda de memes surgiu após Trump enviar uma carta ao presidente Lula, justificando a imposição da tarifa de 50% sobre exportações brasileiras. No texto, o ex-presidente americano diz que a medida visa combater “graves injustiças do regime atual” e critica o que chamou de perseguição ao ex-presidente Jair Bolsonaro, classificando-a como uma “caça às bruxas”.
Apesar da criatividade, o recibo é falso e faz parte do bom humor da internet brasileira diante de tensões políticas internacionais.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Advogado expõe ponto de vista sobre decisão de Donald Trump em taxar importações brasileiras