quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Desde o dia 1º de março, quando a Receita Federal abriu o prazo para entrega das declarações de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2021, 1.140.989 contribuintes já informaram os rendimentos de 2020 ao órgão. O prazo para que os contribuintes informem os rendimentos de 2020 ao fisco vai até o dia 30 de abril.
Devem declarar os ganhos quem recebeu um valor anual acima de R$ 22.847,76 em 2020. Neste critério, segundo a Receita Federal, estão enquadrados mais de 32 milhões de brasileiros. Deste total, ainda de acordo com a Receita Federal, 60% de contribuintes terão restituição de imposto, 21% serão isentos dos tributos e 19% terão impostos a pagar.
Uma novidade neste ano é a obrigatoriedade da declaração de renda para quem recebeu o auxílio emergencial juntamente com os outros rendimentos que superem o valor de R$ 22.847,76. Se constatado os proventos acima deste valor, o contribuinte terá que devolver o auxílio emergencial. A estimativa da Receita Federal é que 3 milhões de pessoas terão que fazer a devolução do benefício.
O programa para entrega da declaração de Imposto de Renda está disponível no site da Receita Federal. Quem não tiver acesso à internet precisa procurar um contador para realizar o preenchimento e entrega do documento.
Obs.: Matéria produzida por Cássio Ramos e editada por Camilla Paes
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.