sexta-feira, 25 de julho de 2025

Receita Federal libera consulta ao 3º lote de restituição do Imposto de Renda 2025; 7,2 milhões serão contemplados

POR Ana Carla Oliveira | 24/07/2025
Receita Federal libera consulta ao 3º lote de restituição do Imposto de Renda 2025; 7,2 milhões serão contemplados

Foto: Reprodução Agência Brasil

A

A Receita Federal inicia, às 10h desta quinta-feira (24), a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2025, que beneficiará 7,2 milhões de contribuintes. Ao todo, serão pagos R$ 10 bilhões em restituições, com depósito agendado para o dia 31 de julho.

 

Para saber se está entre os contemplados, o contribuinte pode acessar o site oficial da Receita, na opção Consultar Restituição, e informar o CPF, data de nascimento e o ano de exercício (2025). Também é possível conferir a liberação por meio do e-CAC, usando conta Gov.br com nível prata ou ouro.

 

Este é o primeiro lote a incluir contribuintes não prioritários, e contempla pessoas que entregaram a declaração até o dia 16 de julho, além de quem regularizou pendências de malha fina de anos anteriores.

 

Prioridades legais

 

Do valor total, cerca de R$ 557,8 milhões serão destinados a contribuintes com prioridade legal, sendo:

 

  • 15.988 idosos acima de 80 anos

  • 83.575 contribuintes entre 60 e 79 anos

  • 11.298 pessoas com deficiência física, mental ou doença grave

  • 35.315 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério

 

Além disso, 6,3 milhões de contribuintes que optaram pela declaração pré-preenchida ou indicaram recebimento via Pix também receberão neste lote. Outros 756 mil contribuintes não prioritários estão incluídos.

 

A Receita Federal também disponibiliza aplicativo para tablets e celulares, e os usuários cadastrados costumam receber uma notificação (push) avisando sobre a liberação da restituição.

 

*Com informações Agência Brasil

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: