quinta-feira, 28 de março de 2024

Brasil

Receita Federal divulga que mais de 910 mil contribuintes estão na malha fina

POR Ana Carolina Morais | 30/09/2020
Receita Federal divulga que mais de 910 mil contribuintes estão na malha fina

Cesar Conventi/Fotoarena/Estadão Conteúdo

A

A Receita Federal informou, nesta quarta-feira (30), que 910.996 contribuintes tiveram suas declarações do Imposto de Renda de 2020 retidas na malha fina por inconsistências nas informações que foram repassadas ao órgão. Agora, essas declarações ficarão retidas para verificar as pendências e, se necessário, corrigir os erros.

 

 

Apesar de 910 mil ser um número alto, esse quantitativo representa apenas 2,74% do total de declarações que foram apresentadas entre os meses de março e setembro deste ano. “São 693.981 declarações com Imposto a Restituir (IAR), representando 76% do total; 192.126 declarações ou 21% do total, com Imposto a Pagar (IAP) e 24.889, com saldo zero, representando 3%, do total”, afirmou a Receita.

 

 

As restituições só são pagas aos contribuintes depois que as inconsistências são corrigidas.  O dinheiro referente ao quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda 2020, que corresponde a R$ 4,3 bilhões que será creditado para 3.199.567 contribuintes, será pago hoje, quarta (30).

 

 

Quais são os principais motivos que levam à malha fina?

 

A Receita Federal ainda informou quais são os principais motivos para os contribuintes caírem na malha fina. São eles:

 

  • Omissão de rendimentos de titulares e dependentes declarados (46% do total);
  • Deduções de despesas médicas (26%);
  • Divergências entre o IRRF informado na declaração e o informado em DIRF (21%);
  • Deduções do imposto devido, recebimento de rendimento acumulados e divergência de informação sobre pagamento de carnê-leão ou imposto complementar (7%);

 

 

E o que fazer se eu estiver na malha fina?

 

Para descobrir se sua declaração foi retida e, consequentemente, se você está na malha fina, é preciso acessar a página da Receita Federal na internet: http://receita.economia.gov.br/.

 

 

Aqueles que possuem a expectativa de receber a restituição deverão consultar o Extrato do Processamento da DIRPF, em “Meu Imposto de Renda”. Nesta opção, é possível saber se está tudo correto com a Declaração apresentada, ou se existe alguma pendência.

 

 

Existem três alternativas para quem caiu na malha fina:

 

  • Corrigir a declaração apresentada, sem qualquer multa ou penalidade, por meio de declaração retificadora, se houver erros no que foi declarado, lembrando que não será possível realizar essa correção depois que o contribuinte for intimado ou notificado;
  • Esperar o comunicado da Receita para apresentar a documentação que explique a pendência apresentada no Extrato;
  • Apresentar, em modo virtual, todos os comprovantes e documentos que comprovam os valores que foram declarados e apontados como pendência no extrato. Para apresentar os documentos, é preciso verificar as orientações do Extrato do Processamento da DIRPF e formalizar um DDA (Dossiê Digital de Atendimento para a Malha Fiscal). “A apresentação dos documentos, neste caso, é de inteira responsabilidade do contribuinte, que poderá ainda assim ser intimado ou receber uma notificação”, explicou a Receita.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: