quinta-feira, 18 de abril de 2024

Brasil

Receita Federal alerta sobre golpes envolvendo temática da restituição

POR | 06/05/2022
Receita Federal alerta sobre golpes envolvendo temática da restituição

Imagem: Divulgação/Assessoria

A

A Receita Federal é o mais novo órgão a emitir alerta sobre golpes aos brasileiros utilizando o seu nome e serviços. Segundo informações divulgadas pelo Governo Federal, através do órgão em questão, os golpistas têm aproveitado do interesse da população sobre a restituição de Imposto de Renda Pessoa Física, e estão utilizando informações sobre o tema em tentativas de golpes.

 

 

De acordo com a Receita Federal, os alertas verdadeiros, enviados pelo órgão por e-mail ou mensagem, não possuem links de acesso. Ainda segundo a Receita Federal, todas as informações recebidas devem sempre ser confirmadas diretamente no portal e-CAC, com acesso seguro por meio da conta gov.br ou por certificado digital. Eles têm usado imagem, logo, termos para enganar ao cidadão. Mas é reforçado que nenhum local fora dos oficiais deve ser usado para preencher dados pessoais ou bancários.

 

 

Confira a seguir um dos exemplos que foi divulgado pela Receita. Nele a mensagem fraudulenta usou uma cópia não autorizada da logomarca comemorativa dos 100 anos do Imposto de Renda, além da conta gov.br, para tentar dar uma impressão enganosa de autenticidade ao conteúdo. Eles ainda informam os dados para recebimento da restituição via PIX, e um link falso para visualizar o comprovante.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: