sábado, 18 de janeiro de 2025
Imagem: reprodução/Agência Cora Notícias
A Receita Federal emitiu um alerta sobre fraudes relacionadas a uma notícia falsa de que o governo criará um imposto sobre o Pix. Criminosos estão enviando mensagens pelo WhatsApp e outros aplicativos, utilizando o nome e o logotipo da Receita para cobrar supostas taxas sobre transações via Pix acima de R$ 5 mil. Os golpistas ameaçam bloquear o CPF do contribuinte e emitem boletos falsos.
O órgão esclareceu que não existe tributação sobre o Pix, conforme a Constituição. As regras atuais apenas atualizam a fiscalização de movimentações financeiras, incluindo novos meios de pagamento.
A Receita orienta os contribuintes a desconfiarem de mensagens suspeitas, evitarem clicar em links desconhecidos ou abrir anexos, e a verificarem informações exclusivamente pelos canais oficiais, como o Portal e-CAC. Também reforça a importância de combater fake news, verificando fontes e evitando o compartilhamento de mensagens falsas.
Com informações Agência Brasil
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10