quinta-feira, 28 de março de 2024

Brasil

Receita Federal abre consultas ao primeiro lote de restituição do IR

POR Thaynara Morais | 24/05/2022
Receita Federal abre consultas ao primeiro lote de restituição do IR

Marcelo Camargo/Agência Brasil

A

A partir das 10h desta terça-feira (24/05), serão abertas as consultas ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2022, relativo ao ano-base 2021.

 

 

 

O primeiro lote será pago a 3,38 milhões de contribuintes, e as restituições somam R$ 6,3 bilhões.  Os recursos serão depositados no dia 31 de maio.

 

 

 

Serão liberadas também as consultas aos lotes residuais de anos anteriores, ou seja, de contribuintes que caíra na malha fina porém acertaram as contas depois com o leão.

 

 

 

As consultas poderão ser feitas:

- na página da Receita na internet;

- no aplicativo da Receita para tablets e smartphones.

 

 

Como em anos anteriores, o primeiro lote do IR contemplará contribuintes com prioridade legal:

 

 - idosos acima de 80 anos (226.934);

- contribuintes entre 60 e 79 anos (2.305.412);

- contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave (149.016 );

- contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério (702.607).

 

 

 

O primeiro lote do IR será pago no último dia do prazo de entrega do Imposto de Renda, que foi estendido para o dia 31 de maio devido à pandemia.

 

 

 

Até as 11h desta segunda-feira (23/05), a Receita Federal informou que foram recebidas 25,09 milhões de declarações do Imposto de Renda 2021, de um total de 34,1 milhões de declarações esperadas.

 

 

 

Malha fina

 

Ao realizar a consulta, o contribuinte pode saber se há ou não pendências que impeçam o pagamento da restituição, ou seja, se ele caiu na chamada “malha fina” do leão.

 

 

 

Para saber se está na malha fina basta acessar o “extrato” do Imposto de Renda no site da Receita Federal no chamado e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).

 

 

 

Os contribuintes que quiserem acessar o extrato do IR precisam utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal, ou certificado digital emitido por autoridade.

 

 

 

As restituições de declarações em situação de malha são liberadas apenas após corrigidas pelo cidadão ou após o contribuinte apresentar comprovação de que sua declaração está correta.

 

(Com informações da Agência Brasil)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: