quinta-feira, 25 de abril de 2024

Realização de testes rápidos de Covid-19 em farmácias e drogarias é aprovada pela Anvisa

POR Ana Carolina Morais | 28/04/2020
Realização de testes rápidos de Covid-19 em farmácias e drogarias é aprovada pela Anvisa

Nair Bueno / Futura Press / Estadão Conteúdo

A

A realização de testes rápidos para o diagnóstico da Covid-19 em farmácias e drogarias foi aprovada por unanimidade, nesta terça-feira (28), pela diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Esta decisão será validada quando uma resolução, elaborada por este diretório, for publicada no Diário Oficial da União (DOU). A medida, de caráter temporário, durará enquanto a situação de emergência em saúde pública permanecer no país.

 

 

Com o advento desta providência, os testes não serão mais efetuados apenas em hospitais e clínicas. O oferecimento dos exames não é uma obrigatoriedade às farmácias e drogarias, mas aqueles que desejarem aderir à medida deverão possuir um profissional qualificado durante todo o horário de funcionamento do estabelecimento.

 

 

Outra condição para a aplicação dos testes nas drogarias e farmácias são a realização do exame no local e a interpretação do resultado por um profissional de saúde, que deverá considerar, em sua análise, outros dados do paciente.

 

 

Apesar de sua liberação em mais locais, o teste rápido (ensaio imunocromatográfico) é um item auxiliar ao diagnóstico e não possui finalidade comprobatória, uma vez que existe a possibilidade do exame apresentar um “falso negativo”, principalmente se a testagem ocorrer no estágio inicial da doença, devido à ausência ou a baixa quantidade dos níveis de anticorpos de Sars-CoV-2 na amostra.

 

 

“O aumento [dos testes] será uma estratégia útil para diminuir a aglomeração de indivíduos [em hospitais] e também reduzir a procura dos serviços médicos em estabelecimento das redes públicas”, afirmou Antonio Barra Torres, diretor-presidente substituto da Anvisa.

 

 

A secretarias estaduais e municipais de saúde deverão se reunir com as farmácias e drogarias para determinarem um fluxo de informações quanto aos resultados dos testes, mesmo eles não servindo para contagem de casos do novo coronavírus no país por não possuírem efeito comprobatório.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: