sexta-feira, 30 de outubro de 2026
Redação Jornal Somos
As queimadas no Brasil aumentaram 82% em relação ao ano de 2018, se compararmos o mesmo período de janeiro a agosto – foram 71.497 focos neste ano, contra 39.194 no ano passado. Esta é a maior alta e também o maior número de registros em 7 anos no país. Os dados são do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), gerados com com base em imagens de satélite.
Cinco estados tiveram um maior aumento no número de queimadas no Brasil desde o início do ano, em comparação com o mesmo período do ano passado: Mato Grosso do Sul, com uma alta de 260% em relação a 2018; Rondônia, com 198%; Pará, com 188%; Acre, com 176%; e Rio de Janeiro, com 173%. Se tomarmos como base apenas o número, Mato Grosso é líder, com 13.641 focos, o que representa 19% do total nacional.
Nas últimas 48h (contadas até 19 de agosto), o Brasil teve 5.253 focos de queimadas detectados pelo sistema do Inpe.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
29/10/2026
Mulheres pressionam Lula por indicação inédita de ministra negra ao STF
Grupos de mulheres e entidades pedem ao presidente Lula a indicação de uma mulher negra para o Supremo Tribunal Federal. A cobrança ocorre em meio à expectativa sobre futuras vagas na Corte.
29/10/2026
Ancelotti convoca 26 jogadores e inclui cinco estreantes para amistosos contra Japão e Singapura
Treinador italiano anuncia lista de 26 atletas para os jogos de 14 e 17 de novembro, ampliando opções na zaga e no meio?campo, com cinco novatos e um novo zagueiro do Cruzeiro.
29/10/2026
Câmara dos Deputados inicia debate da PEC para voto distrital misto a partir de 2034
Em 28 de outubro de 2024, a Casa iniciou discussões sobre a Proposta de Emenda à Constituição que prevê a adoção do voto distrital misto, com implementação completa nas eleições de 2034.
29/10/2026
Corinthians e Cruzeiro protagonizam final brasileira da Libertadores Feminina 2026
Corinthians busca o quarto título consecutivo e a sétima taça, enquanto o Cruzeiro tenta a primeira conquista, em duelo marcado para 31 de julho, às 21h, em Quito.