sexta-feira, 19 de abril de 2024

Quase 2.000 municípios brasileiros já decretaram estado de emergência em saúde pública

POR Ana Carolina Morais | 13/04/2020
Quase 2.000 municípios brasileiros já decretaram estado de emergência em saúde pública

Reuters

U

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) revelou que mais de 1.900 municípios brasileiros já decretaram estado de calamidade ou emergência em saúde pública devido à Covid-19. O estudo abordou 46,71% das cidades do país.

 

 

A CNM questionou aos municípios que participaram do relatório se houve a elaboração do Plano Municipal de Contingência do coronavírus, medida essencial para que se identifique os níveis de resposta, estrutura e organização dos serviços e se defina as ações a serem tomadas proporcionalmente ao risco. Em resposta, 78% das cidades questionadas afirmaram que efetuaram o Plano, enquanto 21% não o fizeram.

 

 

Entre os 2.601 municípios que participaram do levantamento, 1.607 revelaram que, até o momento, não possuem casos suspeitos ou confirmados da doença em seus territórios. Já os 986 restantes afirmaram que possuem registros.

 

 

Outro apontamento feito foi que apenas 10% das cidades avaliadas indicaram que dispõem de rede de atenção à saúde devidamente estruturada para enfrentar uma pandemia.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: