sexta-feira, 29 de março de 2024

Brasil

Quarto caso do novo coronavírus é confirmado no Brasil

POR Jornal Somos | 05/03/2020
Quarto caso do novo coronavírus é confirmado no Brasil

Dado Ruvic/Reuters/Arquivo

N

Nesta quinta-feira (05), o Ministério da Saúde voltou atrás e classificou o caso da adolescente de São Paulo infectada pelo coronavírus como caso confirmado. O Brasil, com isso, passa a ter quatro casos da doença confirmados.

 

O Ministério, inicialmente disse que o caso da adolescente de 13 anos não era confirmado, pois a mesma está assintomática e não preenchia a definição para Covid-19, que incluiria febre associado a mais um sintoma respiratório, apesar da contraprova do Instituto Adolfo Lutz ter dado positiva. No entanto, após reunião com especialistas nesta manhã, fizeram a mudança de classificação.

 

A definição do caso foi dada devido a quatro elementos: o resultado do exame, local provável de infecção (Itália), pela possibilidade da medicação após tratamento de uma lesão ter mascarado os sintomas e pela possibilidade de ainda ter sintomas nos próximos dias.

 

A Organização Mundial da Saúde, disse ao G1 mais cedo, que considera que todos os casos assintomáticos de coronavírus devem ser classificados como confirmados. "Toda pessoa com teste positivo para Covid-19 é considerado como um caso de Covid-19", disse em nota.

 

A adolescente de 13 anos viajou ao exterior, passando por Portugal e Itália, e acabou tendo uma lesão no ligamento durante a viagem e foi medicada em um hospital italiano. Ela voltou ao Brasil neste domingo (1º), e procurou atendimento médico no Hospital Beneficência Portuguesa, na capital paulista, no dia 3 de março. Os médicos, mesmo sem a jovem apresentar sintomas, coletaram amostras para teste para coronavírus, estas foram encaminhadas ao Laboratório Fleury. O resultado foi positivo.

 

Segundo o Ministério da Saúde, estão sendo realizadas outras análises, essas devem mostrar a carga viral da paciente e o potencial de transmissão, além da supressão de sintomas por uso de medicamentos, já que ela foi atendida em hospital italiano após lesão de ligamento e histórico dos familiares que a acompanharam na viagem.

 

Até a manhã desta quinta, 531 suspeitos são monitorados e outros 315 casos foram descartados por exame laboratorial. Durante essa tarde o número de casos monitorados e descartados deve ser atualizado.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: