sexta-feira, 26 de abril de 2024

Brasil

Qualidade das refeições dos brasileiros caiu em comparação ao ano passado

POR Jornal Somos | 27/07/2022
Qualidade das refeições dos brasileiros caiu em comparação ao ano passado

Freepik

U

Uma pesquisa que analisou 500 milhões de notas fiscais do varejo alimentar concluiu que houve uma piora na qualidade das refeições dos brasileiros entre o primeiro semestre do ano passado e o primeiro semestre deste ano. As pessoas estão consumindo mais biscoitos e salgadinhos e menos verduras, legumes e frutas.

 

Os biscoitos e salgadinhos tem feito parte de 22% do carrinho de compras. O consumo desses itens é ainda maior nas classes D/E.

 

De acordo com a pesquisa, essa alta no consumo desses alimentos se dá devido ao preço baixo, mesmo sendo alimentos de baixo valor nutritivo, tem sido os mais consumidos por famílias de baixa renda. Os valores dos alimentos mais saudáveis, como legumes e frutas estão cada vez mais altos. Os legumes nesse primeiro semestre apresentaram alta de quase 50% no preço. 

 

Do 1º semestre de 2021 para esse ano, 60% mais consumidores levaram ovos. A presença de mortadela, carne de porco, frango e linguiça também aumentou muito. Já o consumo da carne bovina subiu pouco.

 

“É um dado alarmante porque você vê que a população está fazendo uma substituição em termos de nutrientes importantes os salgados, biscoitos, a gente sabe que tem baixo poder nutritivo e o que a gente está vendo é que os produtos que estão sendo mais consumidos são nas classes mais baixas e de valor de preços também mais baixos, o que leva indiretamente a você supor que produtos menos nutritivos e que vão na verdade preencher aquele espaço, mas não vão alimentar efetivamente a pessoa”, explica Luiza Zacharias, diretora de novos negócios da Horus Inteligência de Mercado.



Fontes: Jornal Hoje

 

*Matéria produzida voluntariamente por Eduarda Lima e supervisionada pela redação do Jornal Somos 

 
Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: