sábado, 18 de janeiro de 2025

Brasil

Qual o desafio da mão de obra no crescimento do setor de TI no Brasil?

POR Cairo Tobias | 18/01/2025

Com uma demanda três vezes maior do que a oferta, o setor de TI busca alternativas para formar e reter talentos

Qual o desafio da mão de obra no crescimento do setor de TI no Brasil?

Foto: Reprodução

O

O mercado de Tecnologia da Informação (TI) no Brasil vive um momento de crescimento acelerado, mas enfrenta um grande desafio: a escassez de profissionais qualificados para atender à crescente demanda. Segundo a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação de Tecnologias Digitais (Brasscom), a cada ano, o Brasil forma 53 mil profissionais de TI, mas a demanda é três vezes maior, com a necessidade de 159 mil especialistas por ano. Esse descompasso está se tornando um obstáculo para o setor, que precisa se adaptar à velocidade da inovação e das novas tecnologias.

 

De acordo com uma pesquisa da Advance Consulting, o mercado de TI cresceu 22% no segundo trimestre de 2024, e a previsão é de um aumento de 21% no balanço anual. No entanto, esse crescimento também traz à tona a carência de talentos qualificados, especialmente em áreas emergentes como inteligência artificial, blockchain e cibersegurança, sendo assim, a Brasscom, estima que o Brasil precisará de 800 mil vagas no setor até 2025. Esse panorama leva empresas a buscar alternativas para enfrentar essa falta de mão de obra especializada.

 

Desafios no atendimento à demanda

 

Glaucia Hahnemann, gestora de RH, aponta que o Brasil não está preparado para atender à crescente demanda por profissionais qualificados no setor de TI. Embora o país tenha um mercado robusto e uma comunidade crescente de desenvolvedores, a formação de novos talentos ainda não acompanha o ritmo acelerado de transformação digital. "O mercado de tecnologia avança rapidamente, as tecnologias se atualizam com uma velocidade acelerada, e com isso percebemos a escassez de profissionais especializados", destaca Glaucia.

 

“A formação superior, embora tenha avançado, ainda não consegue suprir as necessidades do mercado. As universidades, apesar de produzirem profissionais, não conseguem formar a quantidade necessária com as habilidades exigidas pelas empresas. Isso se reflete na dificuldade de encontrar especialistas em áreas que estão em alta, como a inteligência artificial e a análise de dados, por exemplo”, completa. 

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: