sexta-feira, 19 de abril de 2024

Brasil

Qual a diferença entre fobia social e timidez?

POR Jornal Somos | 17/11/2018
Qual a diferença entre fobia social e timidez?

Reprodução/YouTube

E

Em uma das últimas semanas eu ouvi duas pessoas conversando, quando uma explicou que não conversa muito com a outra não por timidez, mas por medo. Após a situação que pareceu embaraçosa, a maioria das pessoas presentes pensaram e não conseguiam traçar a linha que diverge timidez de medo (no caso, fobia social).

 

Então, pesquisando mais sobre o assunto, descobri que a psicologia considera os sintomas de ambos os transtornos iguais, a única diferença é a intensidade na magnitude e intensidade, sendo a fobia social considerada mais grave e agressiva. 

 

Em ambos os casos, podem ser sentidas as mesmas coisas: vontade de fugir, medo, nervosismo, mas quando a pessoa possui a fobia, esses sintomas tão fortes fazem com que a pessoa evite se expor a situações temidas, enquanto uma pessoa tímida pode até se sentir mal, mas isso não a impede de seguir se expondo sem que isso cause danos a sua saúde.

 

A timidez, se não tratada e negligenciada, após alguns traumas pode se transformar em uma fobia social, da mesma forma que a fobia social se tratada e acompanhada por um psicólogo, pode regredir para uma timidez até o mal ser extinguido.

 

Uma pesquisa divulgada na última semana de outubro de 2017 no Congresso Brasileiro de Psiquiatria indicou que o problema atinge cerca de 13% da população brasileira, acima da média mundial de 7%. Aplicado em números mais exatos, seria um número próximo a 26 milhões de brasileiros sofrendo com o problema, em algum grau.

 

Famosos como Johnny Depp, Adele e Nicole Kidman já sofreram com o problema. "Quando eu estava em uma situação social, ficava nervoso e desconfortável. A única maneira que conseguia passar por isso era bebendo até não aguentar mais. Perdi muitos anos por isso", Depp relatou.

 

A fobia social pode ser oriunda também de abuso sexual na infância. Missy Elliott, rapper norte-americana, sofre de ansiedade desde a infância. Depois de sobreviver à violência sexual nas mãos de um membro da família, Elliott se dedicou à músicar, a fim de lidar com os traumas que tinha vivido. Elliott ainda luta contra ansiedade, e em entrevista à Billboard, confessou: "Fiquei mais tímida quando fiquei mais velha e achava que as pessoas poderiam estar rindo de mim, ou me julgando". 

 

A sensação de ser zoado ou julgado, causado pelo bullying é também um fator desencadeador da fobia social. O bullying corresponde à prática de atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, cometidos por um ou mais agressores contra uma determinada vítima e é intensamente praticado nas escolas, ambiente ainda mais hostil pois trata-se de uma fase de insegurança e autoafirmação. Por isso a importância de orientar às crianças a conversar com seus pais e contarem como foram o seu dia, como forma de diagnóstico e possível tratamento, evitando o desenvolvimento de maiores problemas.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: