sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) remarcou as provas do Encceja 2020 (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) para o dia 29 de agosto. Inicialmente, a realização seria no dia 25 de abril, daqui a duas semanas. Porém, devido ao cenário da pandemia de Covid-19, que está reduzindo a disponibilidade de leitos hospitalares em grande parte dos estados, o Instituto optou por alterar o cronograma.
A mudança foi publicada nesta sexta-feira (9), no Diário Oficial da União (DOU). Por meio de nota, o Inep assegurou que está empenhado em realizar a edição de 2020 do Encceja e que não tem medido esforços para cumprir com a sua missão institucional, aprimorando, sempre, seus instrumentos.
“Do ponto de vista técnico-pedagógico, a postergação da data de aplicação do Encceja 2020 trará o menor impacto possível diante do estado de emergência de saúde pública de importância internacional. Assim, seguindo as recomendações já expressas por autoridades brasileiras, para a garantia da segurança de todos os envolvidos nas atividades de aplicação do exame, o Instituto entende a necessidade de adequação do calendário de aplicação das provas”, informou o documento.
De acordo com o Inep, estão confirmados para o exame 1.630.046 participantes, onde 301.438 desejam obter a certificação referente ao Ensino Fundamental, enquanto os 1.328.608 restantes desejam fazer a prova para conquistar o certificado do Ensino Médio.
O Encceja é uma prova voluntária e gratuita (exceto para os que faltaram na edição anterior) que possibilita, a jovens e adultos que não finalizaram os estudos na idade apropriada, a obtenção do certificado de conclusão das duas etapas de ensino, por meio da avaliação das competências, habilidades e saberes adquiridos, pelo concorrente, em seu processo escolar ou extraescolar.
(Com informações da Agência Brasil)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10