sexta-feira, 26 de abril de 2024

Prova de vida para aposentados e pensionistas do INSS volta a ser obrigatória a partir de terça (1º)

POR | 01/06/2021
Prova de vida para aposentados e pensionistas do INSS volta a ser obrigatória a partir de terça (1º)

Imagem: Marcello Casal JrAgência Brasil

A

A prova de vida do INSS volta a ser obrigatória a partir desta terça-feira (1º) e os beneficiários que não fizerem o procedimento terão os pagamentos bloqueados. A obrigatoriedade estava suspensa desde março de 2020, por conta da pandemia, mas com o avanço da vacinação voltou a valer.

 

 

A prova de vida é obrigatória para todos que recebem benefícios por meio de conta-corrente, poupança ou cartão magnético. De acordo com o INSS, cerca de 36 milhões de beneficiários devem realizar a prova de vida anualmente para continuar a receber. O procedimento serve para evitar fraudes e garante a manutenção do pagamento. “É importante que os segurados que não fizeram a prova de vida, realizada uma vez por ano, façam o procedimento”, destacou o INSS.

 

 

De acordo com a Portaria 1.299, publicada no Diário Oficial da União, os beneficiários que precisam fazer a prova neste mês de maio foram selecionados para o primeiro lote do processo de comprovação de vida por biometria facial, que pode ser realizada nos aplicativos Meu INSS e Meu gov.br. O INSS destaca que a prova realizada junto às instituições financeiras continuam válidas e podem ser feitas normalmente.

 

 

Os segurados aptos a realizar o procedimento online, serão informados por SMS no celular, ou ainda por e-mail, ou aplicativo Meu INSS. O instituto alerta que enviará o SMS somente pelo número 280-41, qualquer outra mensagem referente à prova de vida de outro número deve ser desconsiderada.

 

 

Para mais informações, os interessados podem consultar a página do INSS ou o canal do INSS no Youtube.

 

 

 

(Com informações da Agência Brasil)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: