sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), diante da pandemia de Covid-19, modificou a modalidade da prova de vida, que havia sido suspensa até 30 de setembro, para que ela possa ser realizada por meio de ‘selfie’ a partir de agosto. O novo formato de comprovação à distância que permite o reconhecimento facial será estabelecido para evitar aglomerações de pessoas nas agências, preservando os aposentados, pensionistas e pessoas que pertencem à grupos de risco.
Este formato permitirá que a foto seja tirada pela própria pessoa, no celular, e enviada ao INSS para a verificação. No momento, a iniciativa é um projeto-piloto para uma parcela dos beneficiários, aproximadamente 550 mil do total de 35 milhões de aposentados e pensionistas do Instituto.
A previsão é que, para o combate de fraudes, seja efetuada uma comparação das selfies com os documentos com fotos dos segurados, como a Carteira de Identidade ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) – atualizada a cada três anos para aqueles com mais de 65 anos de idade. Está sendo estudada, também, a possibilidade de o aposentado comparecer no INSS uma única vez para cadastrar a imagem e, posteriormente, iniciar a realização da prova de vida à distância.
Em nota, o INSS afirmou que “o piloto da prova de vida digital, através da biometria facial, terá início em agosto”. O aplicativo ‘Meu INSS’ está disponível nas lojas de aplicativos dos smartphones e também no site meu.inss.gov.br.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10