quarta-feira, 24 de abril de 2024

Brasil

Prorrogação do Enem de 2020 poderá ser votada nesta terça (19)

POR Ana Carolina Morais | 19/05/2020
Prorrogação do Enem de 2020 poderá ser votada nesta terça (19)

Caio Rocha / Framephoto / Estadão Conteúdo

O

O Senado Federal poderá votar, ainda nesta terça-feira (19), o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 e também dos vestibulares, por meio da deliberação do Projeto de Lei n° 1.277 que possui a previsão de prorrogar, devido à pandemia do novo coronavírus, as provas, exames e demais atividades que permitam o acesso ao Ensino Superior.

 

 

Por outro lado, nesta segunda-feira (18) o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do Enem, informou que as datas das provas não são “imutáveis”, mas até então, continuam previstas para novembro. Em nota, a instituição ainda ressaltou que, como a situação de emergência em saúde pública ainda está sendo enfrentada, não há como efetuar decisões neste momento.

 

 

Apesar destas afirmativas, também na segunda (18) à tarde, o ministro da Secretaria do governo do presidente Jair Bolsonaro, o general Luiz Carlos Ramos, contatou o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, para informar sobre a possibilidade de o Exame ser adiado por pelo menos um mês.

 

 

Esta indicativa de Ramos ocorreu justamente diante da probabilidade da Câmara e do Senado votarem projetos que adiem a prova. Apesar da abertura de negociação na Câmara com o intuito de se evitar uma votação, no Senado, como já dito anteriormente, a deliberação do assunto está agendada para esta semana e pode ocorrer ainda nesta terça.

 

 

O pedido de adiamento do Enem está sendo realizado por diversas entidades estudantis, universidades e colégios federais já há algum tempo, com o argumento de que os estudantes de baixa renda serão prejudicados, uma vez que muitos não estão tendo acesso ao ensino remoto durante a suspensão das aulas.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: