sexta-feira, 26 de abril de 2024

Projeto na Câmara prevê isentar sanções aos idosos que não votarem nas eleições de 2020

POR Ana Carolina Morais | 18/07/2020
Projeto na Câmara prevê isentar sanções aos idosos que não votarem nas eleições de 2020

Reprodução / Arte de Envelhecer

A

A Câmara dos Deputados recebeu um Projeto de Lei que pretende isentar de multas e demais sanções os eleitores maiores de 60 anos de idade que não comparecerem para a votação nas eleições municipais de 2020.

 

 

Atualmente, a legislação determina que todo eleitor entre 18 e 70 anos de idade que não votar e não justificar sua ausência até 30 dias após a eleição deverá pagar multa, bem como não poderá participar de concurso público, receber salário de emprego público, obter passaporte, carteira de identidade e outras sanções.

 

 

“As sanções vão muito além do pagamento de uma multa de R$ 3,50, podendo deixar o eleitor impedido da realização de diversos atos da sua vida pessoal. Neste momento difícil do país, não se mostra adequada tal atitude”, justificou o autor da proposta, o deputado Pompeo de Mattos (PDT).

 

 

Neste ano, devido à pandemia de Covid-19, as eleições municipais foram adiadas para novembro. Sendo assim, conforme Emenda Constitucional 107, ficou determinado que o primeiro turno ocorra em 15/11 e o segundo turno em 29/11.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: