sábado, 18 de janeiro de 2025
Já são mais de 25 textos que tramitam no Congresso Nacional que visam a melhoria da energia brasileira
Redação Jornal Somos
No intuito de regular ou incentivar na melhoria do mercado de energia eólica no Brasil, segundo a Câmara, que fez um levantamento, já são quase 25 textos. Uma proposta de emenda à Constituição, por exemplo, prevê que estados e municípios recebam royalties pela exploração desse tipo de energia, o que elevaria o custo aos consumidores.
Os consumidores terão um aumento médio de, pelo menos, R$ 0,15 na conta de luz para cobrir os custos com o acionamento de usinas termelétricas — uma alternativa para preservar os reservatórios das hidrelétricas que estão baixos por conta da seca prolongada.
Segundo a estimativa de impacto para o consumidor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), neste caso, o aumento da conta vai depender da necessidade de acionar ou não essas usinas.
Atualmente, elas não têm contrato de comercialização de energia. O plano é incorporar as três ao sistema elétrico até abril de 2019.
A proposta atende a recomendação do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) de se ampliar os recursos energéticos de geração a custos competitivos para o sistema e garantir a preservação dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10