quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Uma norma que já funciona em outras cidades, estados e até países pelo mundo começa a valer no Rio de Janeiro a partir de hoje (26). Com a aprovação de uma nova lei estadual, os supermercados agora estão proibidos de oferecer sacolas de plástico para seus clientes transportarem mercadorias.
A proibição faz parte de uma lei estadual que obriga as lojas de varejo a substituírem as bolsas plásticas por modelos feitos com material renovável.
A partir desta quarta-feira (26), 1,5 mil lojas de supermercados deixarão de distribuir o modelo descartável, normalmente na cor branca.
De acordo com a Associação de Supermercados do Rio (Asserj), as duas primeiras sacolas serão ofertadas gratuitamente por seis meses aos clientes que forem fazer compras.
As novas sacolas plásticas oferecidas nos supermercados terão duas cores: verde (para resíduos recicláveis) e cinza (para materiais orgânicos). As cores vão ajudar os usuários na hora de separar o lixo para reciclagem.
A legislação diz que, se o cliente quiser mais do que as duas sacolas que serão dadas gratuitamente nesses primeiros meses, terá que pagar por elas, a preço de custo de até R$ 0,08.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
De acordo com a presidente da equipe, Kenia Leite, o objetivo é figurar entre as 5 melhores equipes da competição.