sexta-feira, 29 de março de 2024

Brasil

Programa Mais Médicos vira pauta para a OAB

POR Jornal Somos | 26/11/2018
Programa Mais Médicos vira pauta para a OAB

Reprodução/OAB

N

No último domingo (25), o presidente eleito Jair Bolsonaro declarou que os médicos brasileiros não passarão pelo Revalida, prova de avaliação e qualificação exigida para os profissionais formados fora do Brasil.

 

"Eu sou contra o Revalida para os médicos brasileiros, senão vai desaguar na mesma situação que acontece na OAB. Não podemos formar jovens e depois submetê-los a serem boys de luxo em escritórios de advocacia", afirmou o presidente eleito.

 

A afirmação foi dada pelo presidente após o almoço na Escola de Educação Física do Exercício, na Urca, no Rio de Janeiro, no 10º Encontro do Calção Preto, reunindo antigos e atuais comandantes, professores e monitores da escola.

 

Resposta da OAB

Cláudio Lama chia, presidente da Ordem de Advogados do Brasil (OAB), reagiu às críticas: “O Exame de Ordem é um importante meio para aferir a qualidade do ensino do direito”, ressaltando que provas semelhantes existem nos Estados Unidos, Japão e Europa.

 

O exame é considerado de qualificação e difícil pelos estudantes. Lama chia acrescenta na nota que o “objetivo [é] preservar a sociedade de profissionais que não detenham conhecimento suficiente para garantir o resguardo de direitos fundamentais, como a liberdade, a honra e o patrimônio das pessoas”.

 

Lama chia defendeu a realização das provas pela OAB. “É sempre importante esclarecer que o Exame de Ordem não tem número de vagas limitado, todos os que atingem a pontuação mínima podem vir a exercer a advocacia.” Por fim, a OAB informa que está em “busca constantemente do aperfeiçoamento dos cursos de Direito no país, requerendo inclusive maior controle por parte do Ministério da Educação para a autorização de abertura de novas vagas”.

 

 

Preenchimento de vagas no Programa Mais Médico

Até a tarde desse domingo (25), 96,6% das vagas do programa Mais Médicos foram preenchidas. Segundo o órgão, o site está estável e as inscrições seguem até sete de dezembro.

 

A apresentação dos profissionais aos municípios deve ocorrer imediatamente até 14 de dezembro. Na apresentação ao município, o médico deve entregar todos os documentos exigidos no edital. Até o momento, 40 médicos já se apresentaram nas unidades básicas de saúde.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: