sexta-feira, 19 de abril de 2024

Programa Cuida Mais Brasil voltado à atenção primária de mães e crianças é lançado pelo Ministério da Saúde

POR Ana Carolina Morais | 09/01/2022
Programa Cuida Mais Brasil voltado à atenção primária de mães e crianças é lançado pelo Ministério da Saúde

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O

O programa Cuida Mais Brasil foi lançado, nesta quinta-feira (6), pelo Ministério da Saúde. O objetivo da medida é destinar R$ 194 milhões do orçamento da pasta para a incorporação de pediatras e ginecologistas-obstetras nas equipes de Atenção Primária à Saúde (APS) do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

 

Atualmente, são 5.699 pediatras trabalhando em APS de todo o país, entretanto, 2.965 destes, o que corresponde a mais da metade destes profissionais, estão localizados em somente dois estados: Minas Gerais e São Paulo. De outro lado, unidades federativas do Nordeste, como Pernambuco (9) e Paraíba (5), e do Norte, como Roraima (4) e Acre (5), possuem menos de dez pediatras para realizarem atendimento em todo seu território.

 

 

Por isso, segundo o Secretário de Atenção Primária à Saúde, Rafael Câmara, o Cuida Mais Brasil é um “programa estruturante”, com o intuito de reduzir essa desigualdade por meio do direcionamento de recursos aos municípios mais carentes, de forma a aperfeiçoar o serviço.

 

 

Apesar disso, o secretário explicou que não será possível alocar especialistas em todas as equipes de APS, porque os dados do Conselho Federal de Medicina (CFM) indicam que existem 42 mil pediatras no Brasil e 53 mil equipes de APS, o que torna “absolutamente impossível” que se tenha um desse especialista em cada equipe.

 

 

“Não vai ser de uma hora pra outra que vamos ter pediatras e obstetras em todas as Unidades Básicas de Saúde. Essa sinalização, de cerca de R$ 200 milhões para apoiar os municípios a construírem conosco essa nova realidade para o sistema de saúde, é uma sinalização concreta do que podemos ter no futuro”, afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ao apresentar o Cuida Mais Brasil.

 

 

(Com informações da Agência Brasil)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: