sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
O presidente da república Jair Bolsonaro anunciou no início da tarde desta quinta-feira (27/01), pelo Twitter, um reajuste de 33,24% no piso salarial dos professores da educação básica. Em sua postagem escreveu: "É com satisfação que anunciamos para os professores da educação básica um reajuste de 33,24% do piso salarial. Esse é o maior aumento já concedido pelo governo federal , desde o surgimento da Lei do Piso”, afirmou.
Segundo o Ministério da Educação justifica, o aumento leva em consideração o valor, por aluno, pela variação da inflação nos últimos dois anos, conforme prevê a Lei do Magistério. A lei do piso salarial dos professores, sancionada em 2008, estabelece que o reajuste é feito anualmente, no mês de janeiro. Por isso, nos últimos dias a conversa entre a Casa Civil, Ministério da Economia e Ministério da Educação foi intensa pela decisão de valores e chegaram a comentar que poderia ser próximo de 7,5%, que atenderia a governadores e prefeitos, já que estados e municípios arcam com a maior parte do custo da folha da educação básica. Isso segundo o Blog da Ana Flor (G1).
Entretanto, com a pressão de parlamentares da área da educação e das categorias do magistério, além das ameaças de judicialização, levaram o governo a dar o percentual de reajuste dentro do valor que foi defendido pela categoria segundo a antiga lei do Fundo de Desenvolvimento e Manutenção da Educação Básica (Fundeb), substituída por uma nova versão aprovada no fim de 2020.
Ainda segundo o presidente em suas postagens nas redes sociais pessoais, mais de 1,7 milhão de professores de estados e municípios, que lecionam para mais de 38 milhões de alunos nas escolas públicas, serão beneficiados.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10