sexta-feira, 19 de abril de 2024

Brasil

Professor do IF é único brasileiro na final do “Nobel da Educação”

POR Thais Cabral | 14/09/2021
Professor do IF é único brasileiro na final do “Nobel da Educação”

Imagem: Divulgação/IF Goiano

O

O professor Greiton Toledo de Azevedo do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) – Campus Avançado Ipameri faz parte dos 50 finalistas do Global Teacher Prize (GTP), considerado Nobel da Educação, sendo o único a representar brasileiro finalista e o Brasil nunca ganhou o prêmio.

 

 

O Greiton foi um dos selecionado, entre 121 países, pelo reconhecimento á contribuição e dedicação como professor da Educação Básica, e caso vença receberá US$ 1 milhões (dólar) para ser aplicado em seu projeto de extensão.

 

 

Seu projeto, Mattics, busca combinar nas aulas os conhecimentos de matemática, robótica e jogos digitais, assim, criando aplicações com materiais com baixo custo, voltados aos tratamentos de sintomas da doença de Parkinson. Dessa forma, os estudos da matemática fazem mais sentido, contexto e uma aplicação social.

 

 

“A sala de aula é um lugar de invenção, de respeito e de diálogo. Em vez de provas, os estudantes são encorajados a serem cientistas nas aulas de matemática”, conta Greiton. O projeto esta sendo realizado no Campus Ipameri do IF Goiano e em uma escola pública municipal de Senador Canedo, em Goiânia. Um hospital público voltado a idosos, em Anápolis, disponibiliza o material utilizado nas aulas.

 

 

A inovação realizada no ensino da matemática, já levou a resultados importantes. Reduzindo em 25 a 0,8% da evasão dos alunos da escola municipal em 2014/2015. Contando ainda com 85% dos alunos aprovados em universidades, e mais de 50 alcançaram entre 2016 a 2019, com alta pontuação em olimpíadas de matemática e torneios de robótica. Com isso, o professor já ganhou prêmios como o Professor Nota 10 da Fundação Victor Civita e o Creative Learning do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Estados Unidos.

 

 

“Sou apenas um dos milhares de professores e cientistas brasileiros que lutam com todas as forças e acreditam em seus alunos, na sua escola e no ensino de matemática para a transformação do nosso país”, completou Greiton.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: