sexta-feira, 26 de abril de 2024

Brasil

Primeiro medicamento para tratamento da Covid-19 disponibilizado pelo SUS é aprovado

POR Thaynara Morais | 01/04/2022
Primeiro medicamento para tratamento da Covid-19 disponibilizado pelo SUS é aprovado

NIAID

P

Pacientes adultos que estão hospitalizados e necessitam de oxigênio por máscara ou cateter nasal devido à covid-19 poderão ser tratado com barictinibe. O medicamento é o primeiro incorporado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e já tem registro no Brasil com indicação para artrite reumatoide ativa moderada a grave e dermatite atópica moderada a grave. A decisão foi publicada por meio da Portaria nº 34/2022 assinada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE) no Diário Oficial da União.

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já havia aprovado o medicamento como tratamento para casos graves da doença e teve recomendação de incorporação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec). Durante o processo de análise da Conitec, o tema foi submetido à consulta pública, entre os dias 15 e 24 de março, para contribuições de especialistas e da sociedade em geral.

 

Na última quarta-feira (30), foi tomada em reunião extraordinária a recomendação final da comissão, favorável à incorporação. A comissão analisou estudos que apontaram que o uso do medicamento pode contribuir para uma redução significativa de mortes por covid-19 de pacientes adultos hospitalizados e que necessitam de oxigênio por máscara ou cateter nasal, ou que precisam de alto fluxo de oxigênio ou ventilação não invasiva.

 

O barictinibe atua sobre o sistema imune auxiliando no processo de recuperação de quadros inflamatórios. Ele também diminui a ação da interleucina (IL-6), que se trata de uma substância ligada à ocorrência de reações inflamatórias geradas por diversas doenças e se apresenta com altos níveis em casos mais graves da doença.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: