sexta-feira, 29 de março de 2024

Brasil

Primeiro lote de vacinas da Pfizer chegará no Brasil nesta noite de quinta-feira (29)

POR Ana Carolina Morais | 29/04/2021
Primeiro lote de vacinas da Pfizer chegará no Brasil nesta noite de quinta-feira (29)

JACK GUEZ/AFP/JC

O

O primeiro lote com 1 milhão de doses de vacinas da Pfizer destinado ao Brasil chegará, hoje, nesta noite de quinta-feira (29), ao país. A previsão é que o voo com o carregamento de imunizantes aterrisse às 19h no Aeroporto de Viracopos, na cidade de Campinas, em São Paulo.

 

 

A distribuição das vacinas será realizada para todos os 26 estados e o Distrito Federal de forma proporcional e igualitária, porém, conforme orientado pelo Ministério da Saúde, as capitais deverão ser priorizadas devido às especificidades quanto ao modo de armazenamento do imunizante, que necessita de temperaturas muito baixas, só alcançadas por freezers mais potentes.

 

 

A pasta brasileira da Saúde já adiantou que os entes federados irão receber os frascos de vacina conservados em temperaturas entre -25ºC e -15ºC – formato que só pode ser utilizado por 14 dias. Em sequência, quando as doses entrarem na rede de frio, as temperaturas de armazenamento serão de 2ºC e 8°C, onde o prazo de aplicação será de cinco dias.

 

 

Dessa forma, devido ao método de conservação, o envio dos imunizantes ocorrerá por meio de duas remessas diferentes, sendo cada uma delas com 500 mil doses, onde o primeiro envio será referente à primeira aplicação e o segundo será destinado à aplicação de reforço.

 

 

Outras 100 milhões de doses da vacina da Pfizer já foram adquiridas pelo Ministério da Saúde, que afirmou, após reunião com a farmacêutica no mês de março, que deverão ser entregues 13,5 milhões destas até junho.

 

 

(Com informações da Agência Brasil)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: