sexta-feira, 26 de abril de 2024

Brasil

Primeiro autoteste para detecção de Covid-19 é aprovado pela Anvisa

POR Ana Carolina Morais | 18/02/2022
Primeiro autoteste para detecção de Covid-19 é aprovado pela Anvisa

Foto: Bruno Esaki / Agência Saúde DF

O

O primeiro autoteste para a detecção da Covid-19 foi aprovado nesta quinta-feira (17), no Brasil, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Trata-se do autoteste antígeno Novel Coronavírus (Covid-19), da empresa CPMH (Comércio e Indústria de Produtos Médicos Hospitalares e Odontológicos).

 

 

A venda de autotestes já havia sido autorizada no mês de janeiro, mas apesar disso, cada empresa que deseja comercializar o seu produto precisa requerer o registro à Anvisa para esta finalidade. Então, apesar da permissão de venda destes itens, esse foi o primeiro produto a conseguir, de fato, permissão para ser comercializado.

 

 

O autoteste aprovado utiliza amostra de swab nasal não profunda e oferece o resultado após 15 minutos. De acordo com a sua avaliação, ele atende os critérios técnicos que foram definidos pela Anvisa e teve seu desempenho aprovado pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde, conforme estabelecido no PNE (Plano Nacional de Expansão da Testagem).

 

 

O objetivo da utilização do autoteste é ampliar a testagem de pessoas sintomáticas, assintomáticas e seus possíveis contatos e, assim, consequentemente, realizar um isolamento precoce com a quebra da cadeia de transmissão.

 

 

(Com informações do Mais Goiás)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: