sexta-feira, 26 de abril de 2024

Brasil

Primeiras vacinas contra varíola dos macacos chegam em setembro no Brasil

POR Jornal Somos | 30/07/2022
Primeiras vacinas contra varíola dos macacos chegam em setembro no Brasil
F

Foi informado pelo secretário-executivo do Ministério da Saúde, Daniel Pereira, e o secretário de Vigilância em Saúde da pasta, Arnaldo Medeiros, que as primeiras doses da vacina contra a varíola dos macacos (monkeypox) deverão chegar em setembro. Serão cerca de 20 mil doses em setembro e 30 mil doses em outubro. 

 

Apenas profissionais de saúde que manipulam as amostras recolhidas de pacientes e pessoas que tiveram contato direto com doentes serão vacinados. Serão duas doses, com um intervalo de 30 dias entre elas. 

 

A aquisição das vacinas será feita por meio de convênio com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) porque a empresa dinamarquesa produtora da vacina não-replicante não tem escritório no Brasil nem pretende abrir representação no país. “Existe um pedido da Opas para a aquisição de 100 mil doses de vacinas para as Américas. Dessas 100 mil doses, 50 mil serão adquiridas pelo Ministério da Saúde”, detalhou Medeiros.

 

Não haverá campanha de vacinação em massa, segundo o secretário de Vigilância Sanitária, pois não há nenhuma recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS).  

 

No Brasil a última atualização dos casos feita pelo Ministério da Saúde, estava com 1.066 pessoas confirmadas. As cidades com mais ocorrências são São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

 

Para quem tem suspeita de estar infectado e tiver sintomas deve procurar um médico, informar os contatos próximos e isolar-se o mais rápido possível. 

 

Fontes: Agência Brasil

 

*Matéria produzida voluntariamente por Eduarda Lima e supervisionada pela redação do Jornal Somos 

 
Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: