sábado, 18 de janeiro de 2025
Foto: Pixabay
A primeira parcela do décimo terceiro salário, um dos principais benefícios trabalhistas do Brasil, tem sua primeira parcela com prazo de pagamento até esta sexta-feira, 29 de novembro. A partir de 1º de dezembro, o empregado com carteira assinada começará a receber a segunda parcela, que deve ser paga até 20 de dezembro.
Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o salário extra injetará R$ 321,4 bilhões na economia neste ano. Em média, cada trabalhador deverá receber R$ 3.096,78.
Essas datas valem apenas para os trabalhadores na ativa. Como nos últimos anos, o décimo terceiro dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi antecipado. A primeira parcela foi paga entre 24 de abril a 8 de maio. A segunda foi depositada de 24 de maio a 7 de junho.
Regras e pagamentos
O calendário é válido para os trabalhadores com carteira assinada no setor privado e público. Já os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tiveram o benefício antecipado novamente em 2024: a primeira parcela foi paga entre 24 de abril e 8 de maio, enquanto a segunda foi depositada de 24 de maio a 7 de junho.
O 13º salário é um direito garantido pela Constituição Federal e representa uma importante injeção de recursos nas economias locais, aquecendo as negociações e contribuindo para o pagamento de dívidas e planejamento das festas de fim de ano.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10