quarta-feira, 24 de abril de 2024

Brasil

Previsão anuncia chuvas para este fim de semana

POR Jornal Somos | 26/10/2018
Previsão anuncia chuvas para este fim de semana

Foto: Jornal Somos

F

Foi divulgada na manhã desta sexta-feira (26) a previsão do tempo pela Somar Meteorologia, que traz imagens de satélite indicando os índices de chuvas para cada região brasileira. Fortes pancadas de chuvas e descargas elétricas estão previstas para os estados como o Acre e o Amazonas. Já no  Centro-Oeste e o Sudeste, a chuva será mais fraca e bem mais isolada.

Sexta-feira

SUL

A semana termina com chuva em toda a região Sul do país, ainda sob o efeito de duas áreas de baixa pressão atmosférica. Já durante as primeiras horas do dia, a chuva ocorre de forma volumosa em áreas do oeste entre Santa Catarina e Paraná, mas é mesmo a partir da tarde, que as instabilidades ganham força e a chuva é forte, com potencial para temporais em áreas do noroeste gaúcho, interior catarinense, além do leste do Paraná, incluindo Curitiba.

 

SUDESTE

Chuva generalizada no Sudeste, ainda sob o efeito da área de baixa pressão atmosférica formada na costa da região. Durante a maior parte do dia, o céu fica nublado e com chuva fraca, mas a partir da tarde, as instabilidades ganham força e pode chover forte em áreas do Vale do Paraíba, em São Paulo, além do sul do Rio de Janeiro até o norte do Espírito Santo, não se descartando o risco para temporais até com queda de granizo.

 

CENTRO-OESTE

A semana termina com chuva generalizada no Centro-Oeste devido às instabilidades que se formam no interior do continente. Porém, a chuva é forte e com potencial até para queda de granizo no extremo sul de Mato Grosso do Sul, ainda sob a influência da área de baixa pressão atmosférica no Paraguai e mais da umidade que vem do Norte do país. Nas demais áreas da região central, a chuva é rápida e sem grande intensidade.

 

NORDESTE

A semana termina com tempo firme predominando sobre a maior parte do Nordeste, com sol entre poucas nuvens sob o efeito de uma massa de ar seco que inibe a formação de nuvens carregadas. A expectativa é de chuva apenas em áreas do sudoeste e sul baiano, devido a umidade que vem do oceano, empurrada por uma área de baixa pressão atmosférica na costa do Sudeste

 

NORTE

A semana termina com pancadas de chuva retornando sobre a maior parte da região Norte do país, devido às instabilidades que se formam no alto da atmosfera, mas vale ressaltar que a chuva ainda é rápida e intercalada com períodos de sol e muito calor. O tempo firme predomina apenas em áreas do leste do Amapá, leste do Pará (com exceção Belém, que pode chover de forma fraca e isolada), além da maior parte do Tocantins sob o efeito de uma massa de ar seco.

 

Sábado

SUL

A chuva começa a perder intensidade sobre o Sul do país. Ainda chove sobre a maior parte da região, mas são pancadas rápidas e sem grande intensidade, com exceção do norte do Paraná, onde a chuva ainda pode ser mais volumosa durante as primeiras horas do dia. Enquanto isso, o tempo firme volta a predominar na faixa oeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina, além do sudoeste do Paraná, mas o céu continua bastante nublado durante a maior parte, com períodos de melhoria apenas no fim da tarde. O destaque de sábado fica por conta dos ventos fortes. Há potencial para transtornos como queda de energia, queda de árvores e destelhamentos, mas nada que não seja comum na região para esta época do ano.

 

SUDESTE

O sábado já começa com chuva volumosa sobre a maior parte do estado de São Paulo, devido à formação de uma área de instabilidade no alto da atmosfera, além do deslocamento de uma área de baixa pressão, que antes estava localizada no Paraguai, mandando ventos de intensidade fortes e úmidos para o estado paulista, os ventos podem atingir 60 km/h. A formação do ciclone extratropical organiza nuvens mais carregadas ao longo do dia e dará origem a uma nova frente fria no final do dia, o que percorre o Sudeste, com isso leva chuva volumosa a partir da tarde no centro, sul e leste de Minas Gerais. Nas demais áreas da região, a chuva ocorre em forma de pancadas rápidas.

 

CENTRO-OESTE

O sábado já começa com muita chuva no centro-sul de Mato Grosso do Sul, devido às instabilidades no alto da atmosfera. Há também risco para temporais em Campo Grande logo pela manhã, com potencial para queda de granizo novamente. Nas demais áreas da região, a chuva ocorre em forma de pancadas rápidas, mas que podem ocorrer acompanhadas por trovoadas e descargas elétricas.

 

NORDESTE

Pouca coisa muda na região e o tempo firme segue predominando sobre a maior parte do Nordeste. Porém, vale ressaltar que ainda chove na Bahia e as instabilidades começam a se espalhar também pelo interior do estado, ainda que chova de forma isolada e sem grandes acumulados.

 

NORTE

As instabilidades seguem ganhando intensidade e a chuva retorna sobre praticamente toda a região, mas as pancadas ainda não ocorrem de forma muito volumosa. O tempo firme predomina apenas no norte do Tocantins;

 

Domingo

SUL

O domingo, dia de eleição, será marcado pela melhora no tempo sobre a maior parte da região Sul do Brasil. Com o avanço de uma massa de ar seco, o tempo firme volta a predominar sobre praticamente toda a região, com exceção do litoral gaúcho e litoral sul catarinense, onde pode chover de forma isolada. Em áreas centrais entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do leste do Paraná não chove, mas o céu continua com muita variação de nebulosidade. Predomínio de céu claro e ensolarado apenas em áreas da faixa oeste do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e na maior parte do Paraná.

 

SUDESTE

O domingo será marcado pela melhoria no tempo em áreas do Sudeste. Com o avanço de uma massa de ar seco, o tempo firme volta a predominar sobre a maior parte do estado de São Paulo e também no sul de Minas Gerais, mas vale ressaltar que o céu continua bastante nublado, com curtas aparições de sol. Com relação à chuva, a frente fria segue avançando e mantém as nuvens mais carregadas no leste mineiro e no Espírito Santo, onde a chuva pode ocorrer de forma volumosa até o fim do dia. Nas demais áreas da região, a chuva é rápida e sem grande intensidade.

 

CENTRO-OESTE

Com o afastamento da área de baixa pressão atmosférica do Paraguai e com o avanço de uma massa de ar seco pelo centro-sul do Brasil, o tempo firme volta a predominar durante o domingo, com sol entre poucas nuvens. Porém, o tempo continua instável e ainda chove sobre a maior parte do Centro-Oeste devido às instabilidades no alto da atmosfera.

 

NORDESTE

Já no domingo, o tempo volta a ficar mais instável e a chuva ocorre sobre a maior parte da região, especialmente na Bahia com chuva volumosa no litoral sul, sul do Piauí e sul do Maranhão, mas ainda são pancadas rápidas, sem grandes acumulados, mas que podem ocorrer acompanhadas por trovoadas. O tempo firme segue predominando apenas nas áreas mais ao norte sob o efeito da massa de ar seco

 

NORTE

Volta a chover em todo o estado do Tocantins, mas ainda de forma rápida. Enquanto isso, o tempo firme predomina na maior parte do Amapá e nordeste do Pará. Chuva isolada e fraca nas demais áreas da região Nortista.

 

As imagens de satélite indicam que o fim de semana começa com fortes pancadas de chuva e diversas descargas elétricas entre os estados do Acre e do Amazonas. Tudo por conta de áreas de instabilidade, associadas ao calor, a alta umidade e especialmente aos fortes ventos em altitude. Entre o Centro-Oeste e o Sudeste, a chuva é mais fraca e bem mais isolada. Porém, se destaca o leste de Minas Gerais e o norte do Rio de Janeiro, onde entre a noite de ontem e esta madrugada, receberam bastante volume de água, neste caso pela influência de áreas de instabilidade e mais da formação de uma área de baixa pressão atmosférica na costa do Sudeste.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: